Deputada pauta situação das Salas de Recuperação

Deputada pauta situação das Salas de Recuperação
Reprodução

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa debateu nos Assuntos Gerais desta quarta-feira (12), sobre as demandas encaminhadas pela deputada Sofia Cavedon (PT) de professoras da Escola Municipal de Educação Infantil Ildo Menegheti, Karime de Souza Kiener, e a diretora da Escola Estadual Santa Rosa, que buscam agilizar o funcionamento das Salas de Recuperação destinadas para alunos de inclusão com adaptação curricular.

Conforme Sofia a demanda do entorno, que é grande, chega na escola Santa Rosa para o ensino médio, mas a instituição não tem o suporte para atender. “É uma demanda antiga da escola, que tem espaço físico, tem recursos do FNDE para adequação desses espaços e só aguarda a autorização para o funcionamento e designação de professores”, informa a parlamentar.

Karime Kiener, que é diretora da EMEF – Escola Municipal de Educação Infantil Ildo Menegheti, relatou que se trata de reivindicação antiga e explicou que a sua escola dispõe desde 2013 do atendimento mas a Escola Santa Rosa, que é polo de ensino do Bairro Nova Santa Rosa e Rubem Berta, que recebe alunos nessa condição de outras escolas, não dispõe desse local especializado de atendimento para inclusão de alunos especiais na última etapa da educação básica. Desde o início do funcionamento dessas salas, 130 alunos saíram da rede municipal para a estadual adaptados no ensino através dessas salas.

A diretora da Escola Estadual Santa Rosa, Izabel Siqueira, explicou que esse problema atinge a comunidade, uma vez que são 1.200 alunos sem esse atendimento dentro da escola. Desde 2017 encaminhou à SEDUC pedido para viabilizar as Salas de Recuperação, tendo recebido recentemente verba do governo federal para montar esse fim, e aguarda aprovação da SEDUC. O funcionamento atual é através de escolas itinerantes, o que dificulta o acesso dos alunos e falta pessoal suficiente para o atendimento dentro da escola.

A CCDH, presidida pelo deputado Airton Lima (PL), encaminhará o assunto para a SEDUC. Registraram presença na reunião os deputados Airton Lima (PL), presidente, e Sérgio Peres (Republicanos), vice-presidente; os deputados Rodrigo Maroni (PMB), Faisal Karam (PSDB), Clair Kuhn (MDB), Jeferson Fernandes (PT), Issur Koch (PP), Gaúcho da Geral (PSD), e as deputadas Sofia Cavedon (PT), Kelly Moraes (PTB), Any Ortiz (Cidadania), e Luciana Genro (Psol).

Texto: Marta Resing (MTE 5405)