Por unanimidade, a Assembleia Legislativa aprovou a criação de uma Comissão Especial para debater as causas da crise financeira do Estado. A proposta do deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) visa identificar os motivos que levam o Rio Grande do Sul ao desequilíbrio das contas públicas há mais de quatro décadas, além de apontar soluções para recuperar a capacidade de investimento do Executivo e, consequentemente, dinamizar a economia.
“Faz tempo que o Rio Grade do Sul vem mal e o governo não consegue responder aos anseios da sociedade. Temos problemas na saúde, na educação, na segurança, não temos recursos para investir em infraestrutura. Afinal, por que vivemos uma crise financeira tão grave? Queremos respostas para isso, bem como saber como iremos sair desta situação”, afirmou o deputado.
Um dos temas que serão abordados é um modelo de Reforma Tributária que, segundo Mainardi, precisa estabelecer uma justiça fiscal. “Qual reforma tributária precisa ser feita no Estado e no país. Quem tem que pagar mais imposto? Quem deve pagar menos? Como devemos distribuir a receita pública? Tudo isso será debatido nesta Comissão.”
Nas próximas semanas, o deputado vai reunir a equipe que formará a Comissão e apresentar um plano de trabalho. O prazo para conclusão das atividades é de quatro meses, podendo ser prorrogado por mais dois.
Texto: Elis Regina Cartaxo (MTB 18557)