Entidades da Educação pedem aprovação do PL 022 da deputada Sofia

Entidades da Educação pedem aprovação do PL 022 da deputada Sofia
Foto Eduardo Carvalho

Um conjunto de ações para que a volta às aulas presenciais seja somente após a imunização dos profissionais que estarão nas escolas contou nesta segunda-feira (12) com mais um movimento. A aprovação do projeto de lei 022/2021, que garante antecipação da vacinação para a Educação, de autoria da deputada Sofia Cavedon (PT), foi solicitada ao presidente da Assembleia Legislativa pelas entidades representativas das categorias.

Conforme Sofia, que acompanhou o encontro, o movimento, que tem a participação de 25 entidades representativas como o Cpers/Sindicato, Sinpro/RS, Adufrgs Sindical, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) entre outras, pede, tanto para as redes públicas, privada e entidades superiores, a priorização na vacinação de suas categorias contra o Covid-19, visto que a educação é vista como prioritária e a iminência e necessidade da volta às aulas poderá colocar em risco à saúde de professores, funcionários, alunos e comunidade escolar. Também se manifestaram as representantes do Movimento SOS Vacina Educação, constituído de profissionais da educação das redes municipal, estadual e particular, mães e pais que reforçaram a luta pela imunização antes do retorno às aulas presenciais e já contam com um abaixo-assinado com mais de 25 mil assinaturas de apoio à causa (http://chng.it/8cPmQhK8).

Sofia destacou que a Carta foi entregue ao governador do Estado na semana passada e será encaminhada a todos os prefeitos. Moção de apoio ao projeto da deputada também começa a chegar na Assembleia Legislativa como a do vereador Leo Dahmer (PT), de Esteio.

Assinam o documento: CPERS/Sindicato; Sinpro/RS; ADUFRGS Sindical; Sinterg; SPMG Sindicato; SinproCan; Sinpro/Caxias do Sul; Sinpro/Noroeste; Sintae/RS; Sintee/Norte-RS; Sinteep/Noroeste-RS; Sintep/Serra; Sintep/Vales; FETEE/SUL; Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE; Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – CONTEE.

PL 022/2021 – Prioridade no processo de vacinação contra o coronavírus aos professores e demais trabalhadores de escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul em razão do risco de contágio existente em sala de aula, local inegável de aglomeração, é o que determina o projeto de Lei 22/2021 da deputada estadual Sofia Cavedon (PT), da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, que tramita na Casa. Conheça o PL 022/2021 – https://bit.ly/3tMC5XN

Texto: Marta Resing (MTE 5405)