segunda-feira, 25 novembro
Foto Eduardo Carvalho

Um conjunto de ações para que a volta às aulas presenciais seja somente após a imunização dos profissionais que estarão nas escolas contou nesta segunda-feira (12) com mais um movimento. A aprovação do projeto de lei 022/2021, que garante antecipação da vacinação para a Educação, de autoria da deputada Sofia Cavedon (PT), foi solicitada ao presidente da Assembleia Legislativa pelas entidades representativas das categorias.

Conforme Sofia, que acompanhou o encontro, o movimento, que tem a participação de 25 entidades representativas como o Cpers/Sindicato, Sinpro/RS, Adufrgs Sindical, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) entre outras, pede, tanto para as redes públicas, privada e entidades superiores, a priorização na vacinação de suas categorias contra o Covid-19, visto que a educação é vista como prioritária e a iminência e necessidade da volta às aulas poderá colocar em risco à saúde de professores, funcionários, alunos e comunidade escolar. Também se manifestaram as representantes do Movimento SOS Vacina Educação, constituído de profissionais da educação das redes municipal, estadual e particular, mães e pais que reforçaram a luta pela imunização antes do retorno às aulas presenciais e já contam com um abaixo-assinado com mais de 25 mil assinaturas de apoio à causa (http://chng.it/8cPmQhK8).

Sofia destacou que a Carta foi entregue ao governador do Estado na semana passada e será encaminhada a todos os prefeitos. Moção de apoio ao projeto da deputada também começa a chegar na Assembleia Legislativa como a do vereador Leo Dahmer (PT), de Esteio.

Assinam o documento: CPERS/Sindicato; Sinpro/RS; ADUFRGS Sindical; Sinterg; SPMG Sindicato; SinproCan; Sinpro/Caxias do Sul; Sinpro/Noroeste; Sintae/RS; Sintee/Norte-RS; Sinteep/Noroeste-RS; Sintep/Serra; Sintep/Vales; FETEE/SUL; Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE; Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – CONTEE.

PL 022/2021 – Prioridade no processo de vacinação contra o coronavírus aos professores e demais trabalhadores de escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul em razão do risco de contágio existente em sala de aula, local inegável de aglomeração, é o que determina o projeto de Lei 22/2021 da deputada estadual Sofia Cavedon (PT), da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, que tramita na Casa. Conheça o PL 022/2021 – https://bit.ly/3tMC5XN

Texto: Marta Resing (MTE 5405)

Compartilhe