segunda-feira, 25 novembro
Crédito foto: Reprodução Assembleia Legislativa

Os problemas enfrentados pela comunidade de São Martinho da Serra na trafegabilidade da ERS-516, entre o município e Santa Maria, foram levados na manhã desta terça-feira (16) à Comissão de Assuntos Municipais (CAM) da Assembleia Legislativa. O encaminhamento das reivindicações dos moradores e de lideranças políticas e empresariais da localidade foi feito pelo deputado Valdeci Oliveira, membro efetivo da CAM, que destacou as péssimas condições da via, que há bastante tempo está sem ao menos receber serviços de patrolamento e de manutenção básica. “Além da importância turística, estamos entrando na colheita da safra, que acaba sendo muito prejudicada por esta realidade. Considerando que as economias locais já estão passando por graves entraves por conta da pandemia, a situação da estrada acaba sendo um agravante na vida de toda a comunidade. E estamos falando de problemas que incluem, por exemplo, dificuldades tanto para o trânsito de ambulâncias e o translado de doentes como até mesmo do abastecimento local”, destacou Valdeci.

Ainda nesta terça-feira, o parlamentar encaminhou ofícios ao secretário estadual de Logística e Transportes,  Juvir Costella, e ao diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Luciano Faustino, solicitando ações de melhorias no trecho e reforçando a necessidade do asfaltamento. “A mobilização da comunidade de São Martinho da Serra, que já é bastante antiga e vem desde a década de 90, pelo asfaltamento desse trecho rodoviário, é mais do que legítima. Ela é uma ação fundamental para o desenvolvimento local e regional e faz parte da relação de acessos municipais ainda não asfaltados no Rio Grande do Sul”, destaca Valdeci nos documentos.

Para o parlamentar, apesar de ser patente que o momento exige atenção prioritária ao enfrentamento da covid-19, “fazemos questão de chamar a atenção para esse tema, igualmente urgente, pois a melhoria da infraestrutura também colabora diretamente com avanços na saúde, na educação e na segurança da população”, sustenta Valdeci.

Texto: Tiago Machado (MTE 9415)

Compartilhe