CCJ aprova dois projetos de Zé Nunes

Raquel Wunsch

0 Comment

Bancada Estadual
Foto Joaquim Moura

Dois projetos de autoria do deputado Zé Nunes foram aprovados pela Comissão de Constituição e Justiça na manhã desta terça-feira (09). O Projeto de Lei 545/2019 declara como de relevante interesse cultural do RS e inclui no Calendário Oficial de Eventos a Festa da Nossa Senhora Czestochowa, de Dom Feliciano. O mesmo foi aprovado por unanimidade com parecer favorável de Luiz Henrique Viana.

Já, o Projeto de Lei 547/2019 declara como de relevante interesse cultural e inclui no Calendário Oficial de Eventos a Südoktoberfest, realizada no Município de São Lourenço do Sul. Também com parecer favorável do deputado Viana e aprovado por unanimidade.

Parecer favorável de Mainardi

Reprodução TV AL

O deputado Luiz Fernando Mainardi foi relator do Projeto de Lei 342/2019, de autoria do parlamentar Issur Koch, que institui a Política Estadual de Enfrentamento à Doença de Alzheimer e Outras Demências no RS. Com parecer favorável o mesmo recebeu nove votos pela sua aprovação.

Para Mainardi “o projeto estabelece princípios, objetivos e diretrizes próprias, destacando o seu autor a importância do tema, tendo em conta ser o Rio Grande do Sul a unidade da federação com maior taxa populacional de idosos do país e, portanto, encontrar-se mais suscetível a ter de lidar com as doenças demenciais que acometem essa população, dentre elas o Alzheimer”. Em sua relatoria Mainardi afirma que essas doenças demandam uma carga intensa e prolongada de cuidado, envolvendo praticamente toda a família e causando adoecimento, também, dos cuidadores diretos, sendo muito dispendioso o seu tratamento.

Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867)

Tags: