sábado, 23 novembro
Reprodução

Nesta terça-feira (2), durante a primeira reunião ordinária do ano da Comissão de Assuntos Municipais (CAM) da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Valdeci Oliveira foi eleito vice-presidente do colegiado para o biênio 2021/2022. Valdeci já integrava o órgão técnico do Parlamento gaúcho, mas apenas como membro efetivo. “Será uma grande tarefa que exercerei com empenho e responsabilidade. É nos municípios que encontramos os grandes desafios cotidianos, é lá que a vida real acontece no dia a dia”, avalia o deputado, que também integra a Comissão de Saúde e de Meio Ambiente (CSMA) do legislativo estadual.

Para Valdeci, por conta do perfil e da natureza política da CAM, que será presidida pelo deputado Eduardo Loureiro, do PDT, muitos dos gargalos que hoje o estado vem enfrentando passarão pelo debate e encaminhamento no colegiado. “A gravidade da pandemia, que já dura um ano, apesar da dor e incerteza que refletem em toda a sociedade, também nos oferece a oportunidade de colocarmos temas relevantes no centro do debate. E, neste momento, não temos outros senão a luta pela vacinação de toda a população gaúcha, indistintamente, e o estabelecimento de uma política pública de concessão de uma renda emergencial para a parcela socialmente mais vulnerável”, avalia o deputado.

Valdeci destaca ainda uma outra frente de luta: a duplicação da Faixa Nova de Camobi, trecho rodoviário que está inserido no perímetro urbano da RSC-287 e é um grande gargalo na mobilidade urbana de Santa Maria. A Faixa Nova acabou excluída da concessão realizada pelo governo do Estado que prevê a duplicação da 287, no trecho entre Tabaí e Santa Maria, no prazo de 30 anos.  “Não podemos deixar que o ´cavalo´ passe encilhado. A duplicação da Faixa Nova, de uma forma ou outra, tem de sair”, defende Valdeci.

No final do ano passado, a CAM aprovou o requerimento proposto por Valdeci que prevê a realização de uma audiência pública, em Santa Maria, acerca da luta pela duplicação da Faixa Nova. “O momento é de foco total no enfrentamento à pandemia. Mas, após isso, vamos tratar da realização dessa importante audiência, mesmo que seja de maneira virtual”, explica Valdeci.

Texto: Tiago Machado (MTE 9415)

Compartilhe