Assembleia empossa os novos membros da Comissão de Ética

Assembleia empossa os novos membros da Comissão de Ética

Fernando Marroni (PT) e Aloísio Classmann (PTB) foram eleitos presidente e vice-presidente 

Reprodução AL

Na tarde desta quinta-feira (25) o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gabriel Souza (MDB), deu posse à Comissão de Ética Parlamentar em reunião virtual transmitida pela Casa do Povo. Fernando Marroni (PT) e Aloísio Classmann (PTB) foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente para o biênio 2021/2023 por unanimidade de votos.

Durante discurso, Marroni agradeceu a confiança dos colegas e destacou o histórico do Parlamento em casos de denúncias no passado. “A Assembleia jamais foi omissa diante de denúncias formuladas contra deputados. Sempre que as avaliamos, nos despimos de cores partidárias e observamos exclusivamente os fatos, dentro de um processo que garante o legítimo direito de defesa dos acusados”, frisou. Atualmente, Ruy Irigaray (PSL) é alvo de apuração no Ministério Público em caso que será encaminhado à Comissão de Ética.

O novo presidente do órgão técnico informou que a posição de corregedor, responsável, dentre outras atribuições, de receber denúncias contra parlamentares e dar pareceres sobre questões éticas, deve ser definida em reunião na quarta-feira da próxima semana, dia 3 de março. “Não estamos designando o corregedor já nesta reunião em razão de que há uma previsão normativa que define que a convocação deva ser realizada com 48 horas, explicitando a pauta a ser deliberada”, explicou.

As atividades e agendas da Comissão podem ser acompanhadas online através do site da Assembleia.

Membros titulares: 

Fernando Marroni (PT) – presidente

Aloísio Classmann (PTB) – vice-presidente

Edegar Pretto (PT)

Tiago Simon (MDB)

Beto Fantinel (MDB)

Sérgio Turra (PP)

Capitão Macedo (PSL)

Juliana Brizola (PDT)

Mateus Wesp (PSDB)

Dalciso Oliveira (PSB)

Fran Somensi (REPUBLICANOS)

Fábio Ostermann (NOVO)

Texto: Laura Marques