Prioridade de vacinação para as PCDs propõe a deputada Sofia Cavedon

Prioridade de vacinação para as PCDs propõe a deputada Sofia Cavedon
Foto Eduardo Carvalho

Colocar na prioridade de vacinação contra a Covid-19 às pessoas com deficiência no âmbito do Rio Grande do Sul é o que propõe a deputada estadual Sofia Cavedon (PT), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, em projeto de Lei (PL 23/2021) protocolado esta semana.

Conforme a deputada explica, “levando em conta a chegada e a produção da vacina no Brasil, estamos buscando disciplinar a sua disponibilização para grupos prioritários. É certo que profissionais de saúde devem estar no topo da lista de imunizados de forma prioritária. De igual forma, entendemos que os idosos têm de ser priorizados por apresentarem risco mais elevado de quadros de maior gravidade da doença do coronavírus, principalmente devido a sua situação social, grau de dependência, fragilidade, e a existência de outras doenças crônicas pré-existentes, assim como todos os trabalhadores em Educação que lidam com comunidades. Mas devemos incluir, na lista de prioridades, as pessoas com deficiência, uma vez que, em sua ampla maioria, também possuem doenças pré-existentes que as colocam como alvos do novo coronavírus”, salienta ela.

O PL 23/2021 entende como pessoas com deficiência aquelas com impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, as quais, em interação com diversas barreiras, podem ter obstruída a sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

Sofia na sua justificativa enfatiza a importância de assegurar o direito à saúde e melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas “é que defendemos como um dos grupos prioritários para o recebimento da vacina contra o novo Coronavírus seja aquele composto pelas pessoas com deficiência”.

Texto: Marta Resing (MTE 5405)