Fechamento de leitos para covid-19 e triagem neonatal serão debatidos em audiências públicas

Foto: Mauro Mello

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente aprovou na manhã desta quarta-feira (18) duas audiências públicas propostas pelo deputado Valdeci Oliveira (PT). Uma delas vai tratar da implementação da Lei nº 15.470, de 26/03/2020 que dispõe sobre a realização de teste de triagem neonatal, para todas as crianças nascidas nos hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde da rede pública no Estado do Rio Grande do Sul. A outra visa verificar a desativação dos Leitos de UTI para tratamento dos pacientes com COVID-19 e a necessidade de Leitos de UTI para tratamento de outras comorbidades no Estado do Rio Grande do Sul.

Segundo Valdeci, apesar do aumento dos casos de covid nos últimos dias em várias regiões do estado, alguns locais estão fechando as estruturas montadas para atender exclusivamente os pacientes vítimas do novo coronavírus. “Me preocupa muito que estes espaços estejam sendo fechados, pois não podemos retroceder. Precisamos estar preparados para enfrentar essa segunda onda e mesmo que a covid-19 vá passar, também haverá período muito longo de outras comorbidades que precisarão de atenção”, argumentou, lembrando que os últimos números divulgados pela Secretaria Estadual do Estado são impressionantes e dão conta de que as vítimas não são mais idosos em sua maioria, mas sim os jovens. “A audiência pública servirá para mobilizar e evitar que recuemos nos cuidados, pois se faz necessário que todos façam uma ampla mobilização para evitar que volte uma forte onda. Muitas mortes estão acontecendo e o número de pessoas hospitalizadas também é muito grande, então temos que voltar a mobilizar a sociedade gaúcha para que se engaje nessa luta contra essa doença”.

Para as duas audiências públicas serão convidados representantes do governo do Estado, do Ministério da Saúde, Conselhos Municipais, Estadual e Nacional de Saúde, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, Federação dos Hospitais Filantrópicos, Federação dos Empregados em Estabelecimentos em Saúde, Sociedade Rio-grandense de Infectologia, Conselho Regional de Medicina, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, União dos Vereadores do RS, SindiSaúde/RS, Conselho Regional de Enfermagem do RS, Sindicatos dos Enfermeiros e dos Médicos do RS, Conselho Regional de Farmácia, Conselho Regional de Psicologia, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5º Região, Central Única dos Trabalhadores. A data das audiências ainda deve ser definida, mas o autor do requerimento pediu celeridade na realização. “São temas preocupantes que precisamos discutir o mais rápido possível”, argumentou Valdeci.

Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)