Na tarde desta quarta-feira (18), da tribuna, o deputado estadual Zé Nunes (PT), falou sobre as previsões climáticas e os potenciais impactos do fenômeno La Niña na Safra 2020/2021 no Rio Grande do Sul. Ele informou que, em conjunto com os deputados Edegar Pretto e Jeferson Fernandes, foi solicitado à Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo a realização de audiência pública para tratar deste tema.
“Nosso Estado passou por uma severa estiagem que impactou a Safra 2019/2020, com perdas em vários cultivos, especialmente, nas lavouras de grãos na Metade Sul. Agora, quando inicia o plantio da Safra 2020/2021, novamente, temos informações que há deficiência de chuva, com atraso no plantio, que pode impactar a produção agrícola”, lamentou.
De acordo com o parlamentar, é um fenômeno recorrente, que traz perdas gigantescas a centenas de plantações. Ele lembrou que na Assembleia, foram realizadas diversas reuniões e audiências públicas, buscando alternativas para as produções. “O governo do Estado, por sua vez, foi bastante tímido, e não liderou esta pauta em defesa da agricultura gaúcha. Foram destinados pouco mais de R$ 30 milhões em emendas federais e R$ 10 milhões de economias da Assembleia”, completou.
Texto: Marcela Santos (MTE 11679)