A desativação de mais da metade dos leitos abertos para tratamento da Covid-19 será tema de audiência pública na Comissão de Saúde da ALRS. O requerimento de audiência foi protocolado pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), na última quinta-feira, 12. O pedido entrará na pauta da reunião ordinária da comissão na próxima quarta-feira, 18, às 9h.
Para o deputado Valdeci Oliveira, é muito preocupante ver leitos sendo desativados, quando as autoridades sanitárias já falam em uma segunda onda da pandemia, quando o RS nem saiu da primeira. O parlamentar entende que estas estruturas devem ser incorporadas no SUS, não só para seguir tratando os doentes da Covid-19, como também para dar conta das sequelas que essa doença deixa nas pessoas.
Valdeci lembra que o tema é colocado em debate justamente num momento de grandes transformações pelas quais a saúde pública brasileira está passando, principalmente de percepção da população para a sua importância. “A pandemia desnudou muita coisa, mostrou a fundamental relevância do SUS neste momento. Basta ver como se deu o combate ao novo coronavírus nos Estados Unidos em termos de atendimento à população daquele país. Lá não existe SUS, não existe serviço público de saúde, lá é tudo pago pelo paciente que ou tem plano de saúde ou precisa cobrir os custos com seus próprios recursos. Aqui no Brasil o Sistema Único fez toda a diferença, apesar das ações em contrário do presidente da República e da nossa grande desigualdade social, que praticamente empurrou as periferias ao encontro do vírus”, afirmou Valdeci.
Texto: Eliane Silveira (MTE 7193)