O deputado estadual Luiz Fernando Mainardi, líder da Bancada do PT, defendeu a votação imediata do projeto de lei de reajuste do Piso Salarial Regional. O pronunciamento foi realizado na sessão plenária desta quarta, 21, logo após a maioria dos deputados da base governista retirarem o quórum, quando havia, ainda, 12 projetos na pauta para votação, incluindo o do Piso. “O governador encaminhou o projeto em fevereiro, não sei se é verdadeiro ou faz de conta, já que as matérias que encaminha são votadas com razoável rapidez aqui”, criticou Mainardi.
O parlamentar ressaltou a importância do reajuste do Piso. “O governador quer aprovar o Piso ou não? Nós queremos, porque o Piso Regional é referência para várias categorias que não são assistidas por acordos coletivos, como as trabalhadoras domésticas”. Ele lembrou que as pessoas de mais baixa renda tem no Piso a condição de melhorar sua renda. “Faz parte de uma visão de desenvolvimento que as pessoas que tenham menos renda tenham ao menos o seu poder de compra recomposto pela reposição salarial”, argumentou.
O PL 35/2020 do Poder Executivo estabelece uma reposição de 4,5% relativo à inflação de 2019, período anterior ao Coronavírus. As centrais reivindicavam um pouco mais de 8%, mas acabaram aceitando o índice proposto pelo governo, como uma mediação diante da pandemia. “Esse valor é inferior ao reajuste concedido ao salário-mínimo nacional no início do ano”, alertou Mainardi, como mais uma razão para que a votação não seja adiada. “Pensei que já estivesse superada a ideia equivocada de que ampliar o poder de compra dos trabalhadores é problema para economia. Aumentar a renda de quem ganha menos é criar um círculo virtuoso, que faz a economia girar ao mesmo tempo que faz justiça”, completou.
Eliane Silveira – Mtb 7193