segunda-feira, 25 novembro

 

Em uma semana de visitas às instituições de educação infantil da rede municipal de Porto Alegre – conveniadas e próprias – que por determinação da Secretaria de Educação (Smed) tiveram que abrir para acolher as crianças, mesmo com alto índice de contaminação comunitária da Covid-19 que a capital ainda vive, a deputada Sofia Cavedon, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, constata: a situação é grave e preocupante.

Conforme a deputada em todo o tempo da pandemia a Prefeitura não liberou nenhum recurso para capacitar as escolas para o retorno às aulas. Ela destaca que nas escolas, que estão em atendimento de plantão e preparação para a volta às aulas, muitos casos estão aparecendo e a situação é grave. Para Sofia é um temor o retorno às aulas em qualquer nível e lembra: “Já perdemos 15 crianças para o Covid-19 no RS, sem falar dos funcionários públicos. É um desrespeito à vida. E mesmo sem ter os protocolos sanitários necessários, professoras e comunidade escolar se apresentam para o trabalho, pois tem compromisso com a Educação”, destaca Sofia.

Nas Emeis e conveniadas visitadas pela Presidente a insegurança permanece, pois, no mínimo, precisam de mais tempo para elaborar e praticar os protocolos de segurança sanitária e de saúde. “Estou orientando as escolas para que escrevam as suas condições, que avaliem o seu grupo, que exijam testes e não se responsabilizem por efeitos nocivos à vida diante de medidas e decisões de governos que não garantem a segurança necessária para o retorno às aulas presenciais”, enfatiza a parlamentar. Sofia ressalta que uma das instituições visitadas, a Creche Maria Dolabella Portella, no bairro Santa Tereza, está muito bem preparada para o acolhimento das crianças, no entanto apenas quatro estão frequentando. “Mesmo com todos os protocolos adotados a preocupação é grande, pois a comunidade está com muitos casos de covid com relatos de famílias inteiras terem sido contaminadas”, alerta a deputada.

Problemas estruturais – Além da pandemia as escolas da rede enfrentam sérios problemas estruturais, obras e manutenção que não são marcadas; falta de recursos humanos, desde trabalhadoras à professoras e monitoras e estagiários; falta de EPIs ou em quantidade insatisfatória; um único banheiro na instituição; falta capina, dedetização, desratização, limpeza e conserto de caixa d’água, rede de esgoto, cercamento, rede elétrica.

Escolas Visitadas – A deputada Sofia Cavedon esteve na Escola de Educação Infantil Quinta do Portal, Lomba do Pinheiro; EMEI da Vila Nova Restinga, Restinga Nova; Emei Jardim Bento Gonçalves, Partenon; Emei Bairro Cavalhada; Emef Aramy Silva, Camaquã; Creche Nossa Senhora de Fátima, Bom Jesus; Emei Osmar Dos Santos Freitas (Marzico), Santa Tereza, Emei Jardim Camaquã, Camaquã; e Creche Maria Dolabella Portella, Santa Tereza.

Audiência Pública – Sofia informa que a audiência pública na Comissão de Educação da ALRS, sobre o retorno às aulas presenciais, foi transferida para a próxima sexta-feira, 16, à 14h, a pedido do deputado Fábio Ostermann, proponente da audiência.
texto: Marta Resing – 51. 996770941
Fotos: Eduardo Carvalho

Compartilhe