Inclusão de representação dos estudantes das escolas públicas estaduais à composição do Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação no âmbito Estadual (COE-E Estadual), que teve sua portaria publicada esta semana pelo governo do Estado, foi solicitada pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do RS, presidida pela deputada Sofia Cavedon.
O ofício, conforme informa Sofia, referenda as escutas realizadas pela Comissão em diversas audiências, envolvendo sobre o tema o retorno das aulas presenciais e seus desafios para a saúde e segurança dos estudantes, trabalhadores em educação, bem como da comunidade escolar, com a pandemia ainda em alta. “Em todas essas oportunidades foi reivindicada a participação mais ampla possível dos diferentes segmentos vinculados à educação do Estado”, ressalta a deputada.
A Comissão de Educação solicita que sejam integrados ao COE-Estadual as entidades: CPERS-Sindicato; SINPRO/RS e Comitê Popular Estadual de Acompanhamento da Crise Educacional no RS. O documento foi encaminhado à promotora da Educação do Ministério Público, Dra. Danielle Bolzan; ao secretário de Estado da Educação, Faisal Karam; e à secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann.
Texto: Marta Resing (MTE 3199)