Escola Rio Grande do Sul no MP nesta segunda, 14
Reunião para tratar da permanência da Escola Estadual de Ensino Fundamental Estado do Rio Grande do Sul, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre, está marcada na Promotoria Regional de Educação do Ministério Público Estadual, para segunda-feira, 14, às 16h.
A informação é da deputada Sofia Cavedon (PT), presidente da Comissão de Educação da Assembleia legislativa do RS, que esteve na manhã desta quinta-feira, 10, no ato promovido pelos núcleos 38º e 39º do Cpers/Sindicato em frente à 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
Na manifestação a deputada reuniu-se com a coordenadora Carmem Figueiró, junto com a diretora, Elisa Santana, e Érico Fernandez, diretor do 38º Núcleo do Cpers. Da reunião, diz a deputada, nada avançou. “A coordenadora afirmou que a deliberação foi do Secretário que somente a informou a decisão. Esse é o modo que o governador Eduardo Leite sabe gerenciar um Estado, com autoritarismo e imposições que fecha escola e causa rupturas brutais nas carreiras dos professores e trabalhadores em educação. Nos solidarizamos com a brava ocupação que a comunidade escolar realiza no prédio da Rio Grande do Sul”.
Sofia alertou o governo que a “Lei de Gestão Democrática não permite atos arbitrários como estamos vendo em plena pandemia, com a retirada de uma escola do seu espaço, do seu território, da sua comunidade”. Ela informou ainda que já foi encaminhado para a promotora Dra. Danielle Bolzan Teixeira o dossiê sobre a Escola, que será tratado na reunião desta segunda.
Texto: Marta Resing (MTE 3199)