Frente Parlamentar discutirá novo modelo e Emater que o RS precisa

A Frente Parlamentar em Defesa da Extensão Rural promove, nesta segunda-feira (17/08), às 10h, uma audiência pública virtual para discutir a “Emater e a Assistência Técnica e Extensão Rural que o RS precisa”. O evento, viabilizado pelas Comissões de Segurança e Serviços Públicos (CSSP) e de Agricultura Pecuária e Cooperativismo (CAPC), tem o apoio da Associação Gaúcha de Classificadores,  Associação dos Extensionistas Sociais Rurais do RS, Associação dos Servidores da Ascar/Emater-RS; do Sindicato da categoria – Semapi; dos Sindicatos dos Engenheiros, dos Veterinários, e dos Técnicos Agrícolas do RS.
Segundo o coordenador da Frente Parlamentar e presidente da CSSP, deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), a audiência tem o objetivo de garantir que o novo modelo de Emater  que está sendo elaborado por grupo de trabalho ligado ao governo do Estado, e os próprios serviços de ATER atendam de fato às necessidades do setor e mantenham o padrão estabelecido pela Empresa até então. A preocupação do parlamentar e das entidades se deve ao fato de mais de 300 servidores terem deixado a empresa via Programa de Demissões Incentivadas, muitos temendo mudanças nos planos de carreira e retirada de direitos adquiridos. “A Emater já vem num processo de desmonte muito preocupante, com corte de custeio e demissões, o que compromete o atendimento e a expansão no trabalho de ponta”, detalhou.
O petista destaca o capital humano como principal patrimônio da empresa pelo expertise no trabalho junto à agricultura familiar; e alerta para o risco de redução do tamanho da Emater junto no atendimento ao setor. “A discussão do modelo mais adequado de Emater ao nosso Rio Grande deve contar com a participação efetiva de quem faz a Empresa. E este é um momento decisivo para que as impressões colhidas neste debate sejam realmente consideradas pelo grupo que está elaborando a ‘nova Emater’”. É preciso ouvi-los e considera-los neste processo”, finaliza.
A audiência será transmitida pela página da CSSP no Facebook e pelo Youtube.

Texto: Andréa Farias (MTE 10967)