Em Defesa do Povo Gaúcho. Pela Vida, Emprego e Renda

Em Defesa  do Povo  Gaúcho. Pela Vida, Emprego e Renda

O Brasil chega a triste casa das 100 mil vítimas fatais da COVID 19. Bolsonaro e sua política da morte são os responsáveis por estes tristes números de vidas perdidas, juntamente com as políticas de desmonte do nosso Sistema Único de Saúde(SUS), prepetradas desde o golpe contra a Presidenta Dilma.

Desde março o Partido dos Trabalhadores do Rio Grande Do Sul vem alertando e propondo ações mais efetivas para minimizar os efeitos da pandemia de COVID 19 em nosso Estado.

Há mais de 30 dias que a curva de crescimento da pandemia acelerou no Rio Grande. Diante da gravidade da situação o Governador Leite não pode fugir de suas responsabilidades.

O PT-RS reafirma que ações e medidas efetivas são essenciais, e, portanto, propõe:

– Que o Governador não transfira para os prefeitos (as) a responsabilidade do Estado em relação as medidas de distanciamento e isolamento social, tais medidas são ainda as mais eficazes para evitar a proliferação da pandemia, como orienta OMS.

– O Governo do Estado precisa ampliar a testagem, garantindo-a que todos (as) trabalhadores (as) da saúde e também para todos os casos e contatos com os mesmos. Ampliação já dá testagem da população gaúcha é fundamental!

-Exigimos que o Governador Eduardo Leite assuma seu papel frente ao Estado e inicie o Programa Estadual de Renda Básica Emergencial, aos moldes das experiências que já tivemos no Rio Grande do Sul, nos governos Olívio Dutra e Tarso Genro. Assim, com a celeridade que a pauta exige, queremos a Renda Emergencial RS imediatamente!

– Criação imediata de um Fundo de Investimento e Solidariedade, via Banrisul, para atender micros, pequenos e médios empresários, como uma maneira de mitigar os efeitos da crise, e buscando preservar o emprego e renda dos gaúchos e gaúchas.

Por fim conclamamos o povo gaúcho para que siga as orientações de isolamento e distanciamento, e que exija dos governos estadual e federal medidas de proteção da renda e da subsistência. Lutamos juntos para superar este grave momento.

Comissão Executiva Estadual PT-RS