Na tarde desta segunda-feira (3), a ACCEITEC (Associação dos Colaboradores da CEITEC) e parlamentares gaúchos se reuniram em encontro virtual com o líder da bancada gaúcha no Congresso Nacional, deputado Giovani Cherini (PT). A reunião teve como objetivo sedimentar caminhos do movimento em defesa da continuidade da CEITEC (Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada), empresa pública de tecnologia com sede em Porto Alegre.
Participaram o deputado Cherini, o representante da ACCEITEC Júlio Leão Silva, os senadores Paulo Paim (PT) e Lasier Martins (PODE) e o ex-governador do RS, Germano Rigotto (MDB). Durante a videoconferência, os parlamentares manifestaram apoio às medidas que tentam impedir a liquidação da CEITEC anunciada pelo governo federal.
Uma das pautas do encontro é a proposta de realização de audiência para tratar o tema junto ao presidente Jair Bolsonaro ou ao ministro da Economia, Paulo Guedes. O objetivo do grupo é consolidar um amplo movimento suprapartidário em defesa do CEITEC.
O deputado estadual Fernando Marroni também participa do movimento em defesa da empresa e afirma que é preciso que exista um diálogo transparente pelo futuro da CEITEC. “Debater a posição do Brasil na área da produção tecnológica é extremamente relevante para que o nosso país atinja soberania nacional. Não é aceitável que o governo federal tome a decisão de extinguir a empresa sem qualquer debate prévio com a população”, opinou Marroni.
Texto: Laura Marques