O deputado Valdeci Oliveira cobrou a abertura dos 10 leitos de UTI no Hospital Regional de Santa Maria prometidos pelo governo do Estado e chamou a atenção para os problemas registrados no Hospital São Pedro e no Hospital Colônia de Itapuã. Os dois temas foram levantados pelo parlamentar na reunião virtual da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, realizada na manhã desta quarta-feira (29).
Conforme o parlamentar, na última participação de um representante da Secretaria Estadual da Saúde (SES) em uma reunião promovida pela comissão, foi dada a garantia de que até o final de julho seriam abertos mais 10 leitos de UTI no Hospital Regional de Santa Maria. “A secretária prometeu que até o final de julho os leitos seriam entregues á comunidade, mas até agora nada foi feito. Vamos esperar que nos próximos dois dias a promessa seja cumprida”, afirmou. A promessa foi dada pela então secretária-adjunta da pasta, Aglaê Regina.
Valdeci também afirmou que já protocolou requerimento para a realização de Audiência Pública para debater a situação dos moradores, pacientes e trabalhadores do Hospital São Pedro e Hospital Colônia de Itapuã, onde há surtos de Covid-19. Os últimos números divulgados pela SES no final de semana davam conta de que no Hospital São Pedro, 32 pacientes testaram positivo para Covid- 19. Todos eles, moradores de residenciais terapêuticos. Uma idosa, de 78 anos, morreu. Já no Hospital Colônia Itapuã, quatro pacientes com idades de 68, 78, 81 e 84 anos foram internados no Hospital Vila Nova, em Porto Alegre, e acabaram morrendo. “A estrutura dos dois hospitais é extremamente precária e a aglomeração é inevitável, então é muito sério e muito grave. Queremos aprovar na próxima semana o requerimento de audiência para debater essa situação que é muito preocupante”, concluiu.
Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)