domingo, 24 novembro
Reprodução

Nesta sexta-feira (24) aconteceu a oficina “Conjuntura e Modo petista de governar”, reunindo pré-candidatos a prefeitos e vice-prefeitos. Estiveram presentes pré-candidatos de todas as regiões do Estado no evento que faz parte da Jornada Nacional de Formação do PT, no Rio Grande do Sul já ocorreram 54 oficinas, e conta com 1300 inscritos divididos em 18 turmas.
A convidada foi a ex-Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão do Brasil; Miriam Belchior que lembrou como o Rio Grande do Sul foi pioneiro no modo petista de governar nos anos 90, em especial no que tange às experiências de participação popular que até hoje se mantém nos eixos do “Modo petista de governar”, documento produzido pelo PT para guiar as experiências de governança petistas e que recentemente foi atualizado. Um dos principais focos do novo modo petista de governar estará na transição ecológica, uma perspectiva de desenvolvimento verde que leva em
conta não apenas a saúde do nosso povo, mas do nosso planeta.
A conversa contou ainda com o presidente estadual do PT-RS, Deputado Federal Paulo Pimenta que aponta que o cenário para 2020 é difícil, mas que o PT entra na disputa melhor posicionado que no pleito de 2016. O componente federal da eleição será bastante forte segundo o presidente, e a pauta #RSéForaBolsonaro, que desde 30 de março é linha do PT-RS, será importante num momento que a confiança no mandatário do planalto cai.
Concordando com Pimenta, a Deputada Federal Maria do Rosário, que hoje é Secretária Nacional de Formação do PT, ela colocou também a importância de trabalhar conjuntamente a linha local com as questões nacionais. Lembrou também que a crise sanitária do Coronavírus ainda será um desafio para os novos prefeitos e prefeitas, e que os planos de transição precisarão ter isso como prioridade.

Fonte: PT RS

Compartilhe