A Comissão de Finanças, no período de assuntos gerais, em junto com a Comissão de Economia da Assembleia Legislativa convidaram representantes do Banrisul, Badesul e BRDE para explanar suas ações em meio a pandemia do Coronavírus e outros temas referente ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). A reunião ocorreu, de forma virtual, na manhã desta quinta-feira (23).
Após manifestações com foco na privatização do sistema financeiro público do RS, o vice-líder da bancada petista, deputado Pepe Vargas afirmou que, “na minha opinião a existência de um sistema financeiro público aqui no Estado do RS é um dos tópicos importantes para o desenvolvimento econômico e social do Estado e não acho que deve ser objeto de privatização”.
Para ele não é incompatível um sistema financeiro público com outro privado, pois os dois cumprem importante papel na economia. “Porém, ressalto que as instituições financeiras do setor público, em geral, têm um olhar mais sensível a necessidade econômico e social no território onde elas se inserem” salientou. Pepe ressaltou que os bancos privados têm seus objetivos e que ninguém defende que as instituições financeiras públicas não tenham que apresentar resultados. “Historicamente as nossas instituições financeiras públicas tem feito isso, são sólidas, respondem a todas as regras que o sistema financeiro exige e tem muita solides. Inclusive dando um resultado direto, no caso do Banrisul ao Tesouro do Estado que como acionista quando o banco distribui o resultado o Estado é beneficiário dos resultados. Por isso é importante para o Tesouro do Estado” afirmou ele.
Pepe finalizou que todas as instituições financeiras, sejam públicas ou provadas, devem trabalhar dentro dos limites e regramentos exigidos.
Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867)