Parlamentares gaúchos unem-se em prol da Ceitec

Parlamentares gaúchos unem-se em prol da Ceitec
Reprodução

A Ceitec foi pauta de uma reunião com colaboradores da entidade, diretores de Parques Tecnológicos do RS e os deputados Fernando Marroni (PT), Sebastião Mello (MDB), o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Zé Nunes (PT) e o presidente do parlamento, Ernani Polo. O diálogo foi uma solicitação da Associação dos Colaboradores da Ceitec (ACCEITEC) e ocorreu na manhã desta quinta-feira (16).

Na abertura da audiência, Julio Leão, colaborador da entidade, fez uma apresentação sobre o cenário atual da empresa e sua presença no RS. Para ele, a presença da Ceitec no Rio Grande do Sul propiciou a atração de investimentos estrangeiros para o Estado, ou seja, o ambiente que estava sendo criado ao redor da Ceitec despertou o interesse dos coreanos que trouxeram, a exemplo, a HT Micron para o RS, que contribui com impostos locais e emprega diretamente cerca de 200 profissionais altamente qualificados que estariam, hoje, possivelmente, trabalhando em outros países e contribuindo com outras economias.

Em sua fala Zé Nunes lembrou que o tema está sendo tratado na Comissão de Economia da AL e que entende de grande relevância a casa legislativa se envolver no debate pelo não fechamento da empresa. “Seria um retrocesso muito grande para o RS e para o país a liquidação da Ceitec, com essa tecnologia de ponta”. Ele propôs a criação de um comitê com parlamentares de todas as siglas para dialogar com o governador Eduardo Leite sobre o assunto e com o governo federal.

“Dentro do programa de privatização do governo federal certamente a Ceitec deve ser um item de despesa, sem ter a real dimensão do que significa. E essa empresa é uma verdadeira joia que pode alavancar o desenvolvimento do Estado” afirmou o deputado Fernando Marroni.

Para o ex-vice-governador do RS, Miguel Rossetto, que também participou da reunião e no ano de 2000 participou da assinatura do primeiro protocolo de implantação da Ceitec, é importante a defesa desta empresa estratégica para o RS. “É muito difícil participar dessa atividade econômica, pois é necessário muito esforço. Todos os países que participaram disso em escala global hoje são referências. É necessário e urgente dialogarmos com os três senadores gaúchos que se colocaram à disposição sobre o tema”. Rossetto lembrou que o senador Paulo Paim o informou de uma reunião na próxima segunda-feira (20) entre os senadores gaúchos e os ministros Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia e Braga Neto, da Casa Civil.

O presidente Ernani Polo afirmou que fará contato com o governador Eduardo Leite para tratar do tema e conversará com os senadores visando participar da reunião da próxima semana. “O tema que escolhemos esse ano na AL é a competitividade, um tema que dialoga e conversa com a inovação. No ranking nacional referente à inovação o RS está em segundo lugar, então temos que apostar na inovação. Isso não impossibilita de conversarmos sobre o que deve ser ajustado” afirmou ele sobre a Ceitec.

Também participaram da reunião o Silvio Luís e Marcos Dossa da Associação dos Colaboradores da Ceitec; Susana Kakuta, diretora da Tecnosinos; e, Guissia Hauser, ex-diretora do Ceitec.

Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867)