quinta-feira, 28 novembro
Reprodução ALRS

Testagem em larga escala do Covid-19 e que a prática se torne um padrão quando do retorno às aulas, assim como fechamento das escolas que mantém plantões escolares são os assuntos a serem debatidos em reunião que será solicitada ao governo do Estado, pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RS, Famurs e Cpers/Sindicato. Esse foi o encaminhamento da reunião ordinária desta terça-feira, 30, que tratou da aplicação de testes na Rede Estadual de Ensino.

Conforme a deputada Sofia Cavedon, presidente da Comissão, o pedido de audiência  será com o secretário de Governança e Gestão Estratégica e Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Cláudio Gastal. “Levaremos ao conhecimento do Governo que é possível viabilizar a compra de testes rápidos, como tem feito a Famurs e pleiteado a categoria através do seu Sindicato”, destaca a deputada.

Na reunião a preocupação com o avanço da pandemia do Coronavírus no Estado e a constante falta de diálogo por parte do governo foram enfatizadas nas manifestações da comunidade escolar e representações, principalmente devido aos plantões e atividades presenciais que a Seduc, via suas Coordenadorias Regionais de Educação, obriga a serem realizadas.

“Para além da obrigatoriedade dos plantões, está a pressão e o assédio moral muito grande em cima dos educadores para que alcancem 65% de inserção de estudantes na plataforma Google Clasroom”, ressaltou a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer. Outra denúncia da professora referiu-se ao repasse do governo para as escolas que está atrasado. “Não há recursos para comprar os EPIs, máscaras e produtos para higienização. Fora o número insuficiente de funcionários”, alertou.

A ausência de uma política de testagem em massa foi abordada pela coordenadora da área técnica de Educação da Famurs, Fátima Ehlert, informando que a Famurs articulou com os consórcios intermunicipais de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga) e de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) a viabilização para compra de testes rápidos para municípios não consorciados. Com a ação, municípios associados a Famurs poderão fazer a adesão/carona junto aos consórcios intermunicipais para adquirir testes rápidos de Covid-19. A forma de convênio será levada para o Secretário.

Participaram: Deputados/as: Issur Koch, vice-presidente, Luciana Genro, Gabriel de Souza, Luiz Marenco, Fernando Marroni, Maroni, Sergio Peres, Gaúcho da Geral, Ruy Irigaray. Pela Famurs: Eduardo Russomano Freire, Presidente; Emanuel Hassen de Jesus (Maneco), e Fátima Ehlert, coordenadora da área técnica de Educação da Famurs; Pelo Cpers, Helenir Aguiar Schürer, presidente, e Edson Garcia, vice-presidente.

Texto: Marta Resing (MTE 3199)
Compartilhe