A Comissão de Constituição e Justiça aprovou relatório favorável ao projeto de Lei 542/2019, de autoria do deputado Pepe Vargas, que denomina de “João Panozzo” a Rodovia ERS-448, entre Nova Roma do Sul e Antônio Prado, homenageando um grande líder comunitário da Serra gaúcha, morto em 21 de novembro de 2019, aos 73 anos. O parecer favorável da deputada Fran Somensi (Republicanos) foi aprovado por unanimidade, com 12 votos favoráveis.
O deputado Pepe, que em 2017 recebeu o título de “Cidadão Novaromense”, argumenta que Panozzo, que sempre viveu em Nova Roma do Sul, foi professor e grande homem público de sua cidade natal. Panozzo elegeu-se vereador por duas vezes pelo PT e foi secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, em Nova Roma do Sul, em 2009 e 2012. Foi também escritor e com o patrocínio da Prefeitura de Nova Roma do Sul, escreveu o livro “Nova Roma do Sul” a construção social de um espaço. Com essa publicação pretendia registrar a formação do município e dar subsídios a professores e alunos. Foi uma grande pesquisa de campo, que envolveu grande parte da comunidade da Nova Roma recém emancipada.
Em 2016, escreveu “No Coração da Colônia – Nova Roma do Sul, 125 anos de história”. Produto de sua pesquisa e trabalho individual, o livro repassa todos os temas ligados à imigração, à colonização e a instalação e consolidação de um município nascido colônia. “Com este projeto, queremos homenagear esta trajetória de dedicação à comunidade de Nova Roma, sua luta pela educação, cultura e preservação da história regional, por isso agradecemos o parecer da relatora e o voto favorável de todos os colegas da CCJ”, argumentou o deputado Pepe.
Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)