A Assembleia Legislativa aprovou, com votos favoráveis da bancada petista, na sessão extraordinária virtual dessa quinta-feira (18), o Projeto de Lei 366/2019, que denomina “Trevo Beato João Schiavo” a interseção de acesso ao distrito de Fazenda Souza, na RSC-453 (Rota do Sol), no município de Caxias do Sul. A rotatória, inaugurada há um ano, garante que os veículos que circulam pelo contorno não precisem cruzar a pista no km 155 da rodovia. As intervenções no entroncamento foram paralisadas por diversas vezes depois de iniciarem em setembro de 2017. Na época, a previsão do governo era concluir em seis meses.
O deputado Pepe Vargas, que foi relator do projeto, parabenizou o autor da proposta, o deputado Neri o Carteiro (Solidariedade) pela iniciativa de homenagear o beato João Schiavo, devido à sua importância para a comunidade de Fazenda Souza, distrito de Caxias do Sul que conta com pouco mais de dois mil habitantes e tem uma economia muito forte baseada na agricultura familiar. No início do mandato, Pepe e os deputados da região se mobilizaram e foram até o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) reivindicar que a obra de construção da interseção tivesse continuidade. “A obra foi continuada e conseguimos resolver um problema sério, antes da interseção ser entregue, muitos acidentes foram registrados no local”.
Pepe, que já foi prefeito de Caxias do Sul, também relatou a importância do Padre João Schiavo, que foi beatificado em 2017. “Para terem noção da importância do padre para a comunidade de Fazenda Souza, a escola municipal chama-se escola Padre João Schiavo, devido ao trabalho social que realizou junto à comunidade, por isso mesmo, merecedor da homenagem ao nomear essa intersecção de grande importância para a comunidade, que a utiliza para escoar a produção”.
Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)