Na reunião virtual da Comissão de Agricultura, Pecuária e cooperativismo da Assembleia Legislativa realizada nesta quinta-feira (4), o deputado estadual Zé Nunes (PT), voltou a pedir ao governo do Estado, prioridade para o setor da agricultura familiar. “O governo Leite tem deixado a desejar, primeiro com a extinção da Secretaria do Desenvolvimento Rural, que tratava justamente este setor, e depois com a instabilidade da Emater, braço da extensão rural”, exemplificou.
A agricultura familiar contribui com quase 30% do PIB do Estado e a empresarial com outros 20%. Sendo assim, 50% do PIB está relacionado à cadeia da agricultura. “Está no RS a maior força da agricultura familiar do país, em termos de atividade produtiva e econômica. Portanto, merece um olhar diferenciado”, defendeu.
O parlamentar falou dos avanços no RS para esta área, e disse que o que falta, é os governos priorizarem o setor. “Temos o Programa Estadual de Expansão da Agropecuária Irrigada Mais Água Mais Renda, instituído no governo Tarso Genro, o que não existe é a destinação de recursos para o programa. Outro programa estruturado com normas é o Irrigando a Agricultura Familiar, voltado para ao abastecimento de água nas propriedades das famílias rurais. Eles podem até ser revisados, mas precisam de orçamento”, lembrou.
Texto: Marcela Santos (MTE 11679)