domingo, 24 novembro

Deputado lamenta a decisão do PT Pelotas de não realizar prévias para eleger um candidato(a)

Diante da aproximação das eleições municipais de 2020, Fernando Marroni (PT) anunciou nesta quarta-feira (3) que não será candidato à Prefeitura de Pelotas. Atualmente, Marroni é deputado estadual e líder partidário na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Segundo o parlamentar, o motivo da retirada se deve ao fato de que o Partido dos Trabalhadores de Pelotas decidiu não realizar prévias para eleger um candidato(a). Um possível nome será eleito a partir de decisão do atual diretório municipal. Segundo Marroni, o partido tem um histórico de decidir as candidaturas a partir da consulta à base de filiados, o que foi descartado em razão da pandemia.

O deputado afirmou que lamenta que o PT Pelotas não o apresente como alternativa. “Refleti muito e identifiquei que não há condição política de trabalhar minha candidatura dentro do diretório. Gostaria muito de poder estar à disposição da cidade neste momento difícil e fazer isso na condição de prefeito, que é a figura com mais capacidade para ajudar a população”, declarou Marroni.

Conforme Milton Martins, ex-vereador de Pelotas e integrante do diretório municipal, a atual configuração do diretório impediu a discussão em torno da candidatura do Marroni. “O diretório hoje é um jogo de cartas marcadas, o que interrompeu uma tradição democrática de consulta aos filiados do PT, inclusive ansiada pela base. Foi negada a possibilidade de aferir, através de pesquisa de opinião, qual seria o candidato com melhor potencial eleitoral. É um cenário antidemocrático”, disse.

As eleições municipais estão previstas para 4 de outubro em todo o país. Por enquanto, o calendário eleitoral está mantido. Devido à crise provocada pelo coronavírus, o congresso nacional estuda o adiamento das eleições municipais os meses de novembro e dezembro deste ano.

Texto: Laura Marques

 

Compartilhe