Na próxima segunda-feira (18), às 14h, a Frente Parlamentar em Defesa da Extensão Rural, presidida pelo deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), promove uma reunião virtual para discutir a situação da Ascar/Emater- RS. A motivação para o encontro é o fato de a Empresa ter sido submetida a um Programa de Demissões Incentivadas – PDI – que culminou na saída de 287 servidores. Além disso, no dia 11 de maio passado, foi criado um grupo de trabalho com a função de reestruturar a entidade, pós PDI. “A Emater vem passando por um processo de redução que preocupa servidores e comunidade, uma vez que a capacidade de atendimento fica comprometida e a Empresa é de extrema relevância pelo trabalho que desenvolve com a agricultura familiar”, detalhou o parlamentar.
Jeferson também alerta para o que considera um “pacote de tensionamento dos servidores” com a finalidade de forçar desligamentos. Medidas como a alteração da data de pagamento do 2º para o 5 º dia útil do mês; a não negociação da data-base; o fim do anuênio e da incorporação da função gratificada são os pontos mais polêmicos da proposta que o governo Leite apresentou aos servidores e diz não aceitar alteração. “Há uma série de pressões que encurralam os trabalhadores a desligarem-se, temendo o cenário de extinção da Empresa, que se desenha a partir da redução do tamanho e da prestação de serviços. Isso é lastimável para uma entidade reconhecida como a Emater”, lamenta o deputado, que conclui: “queremos reunir governo, parlamentares, entidades, sindicalistas e todos os públicos atendidos para alertar, cobrar soluções e impedir que se percam estes serviços públicos tão fundamentais que a Emater presta no campo. Não existe possibilidade de crescimento da agricultura familiar sem extensão rural pública. E mais do que nunca, pós pandemia, precisaremos muito crescer em todos dos setores”.
Para a reunião, foram convidados representantes do Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e Fundações do RS – Semapi/ Sindicato; da Associação dos Servidores da Ascar/Emater – Asae; do Sindicato dos Engenheiros do RS – Senge; do Sindicato dos Técnicos Científicos do RS – Sintargs; da direção da Emater; do Ministério Público Estadual, das Federações dos Trabalhadores na Agricultura– Fetag, e dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – Fetraf; do Movimento dos Sem-Terra; da Secretaria Estadual de Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural; do Movimento de Pequenos Agricultores – MPA; da Cooperativa Central dos Assentamentos do RS – Coceargs; da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar – Unicafes; da Federação das Associações de Municípios do RS – Famurs; da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, da Organização Cooperativa do RS – Ocergs; do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, de Universidades, entre outros.
Texto: Andréa Farias (MTE 10967)