Cultura pede socorro em meio à pandemia

Cultura pede socorro em meio à pandemia
Marcela Santos

O Movimento Todos Pela Cultura, junto com a deputada Sofia Cavedon e o deputado Zé Nunes reuniram-se, na tarde desta segunda-feira (27), visando dialogar sobre saídas para a crise que o setor da cultura tem enfrentado durante a pandemia da Covid-19. A deputada Sofia reforçou a importância do Estado lançar o quando antes do edital para conteúdos virtuais, anunciado. Além deste primeiro edital, ela também defendeu o aprofundamento do diálogo com os colegiados setoriais e entidades culturais e fortalecimento do Fundo de Apoio à Cultura.

O deputado Zé Nunes reforçou a importância da cadeia da cultura e da arte no RS. “Este setor vive, possivelmente, a situação mais dramática pois foram os primeiros a pararem e possivelmente serão os últimos a retornarem” lamentou ele. O parlamentar solicitou que o Governo do RS ajude a fomentar a cultura nesta situação emergencial e lembrou que “na reunião com o presidente do Banrisul hoje, 12 deputados pediram a mesma coisa, que foi uma linha de crédito especial para os músicos do nosso Estado” disse.

Sofia também reforçou a importância de investimentos diretos do Banrisul nas medidas de apoio à cultura. “O Banrisul tem todo o ano edital para feiras e projetos culturais e pode utilizar neste momento o investimento na cultura e nos artistas, em parceria com as entidades culturais. O resultado poderia ser um projeto inovador de mapeamento digital do setor e apoio financeiro”, colocou a deputada.  Além da linha de crédito, a parlamentar reafirmou a urgência do lançamento do edital para conteúdos virtuais, anunciado pelo Governo do Estado, mas que ainda não está disponível para o setor.

A Secretária de Cultura do Estado, Beatriz Araújo, afirmou que ela e sua equipe estão atuando em várias frentes. Dentre elas destacou uma parceria com a Feevale visando atender instituições culturais. “Vamos lançar em breve, espero que ainda esta semana, o edital virtual no valor de R$3 milhões que irá beneficiar 1940 projetos no valor de R$1.500 cada. Projetos em ambiente virtual para artistas, técnicos, pesquisadores” disse ela, que afirmou ter a proposta de outros 3 editais semelhantes ainda para 2020. Beatriz relatou que já conversou com o presidente do Banrisul sobre a linha de crédito solicitada e que está trabalhando para conseguir isso. Também lembrou de uma linha de crédito disponibilizada pelo BRDE, solicitações podem ser realizadas diretamente no site da instituição (www.brde.com.br), um financiamento voltado a economia criativa com juros de 6,5% ao ano e com 18 meses de carência.

Hoje, o Estado registra mais de 48 mil microempreendedores individuais que atuam em áreas como artes visuais, artes cênicas, audiovisual, ensino da cultura, gastronomia, literatura, patrimônio, design, moda e entre outras atividades. Os dados são de uma pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Economia e Estatística do RS, divulgada no fim de 2019. Ou seja, são mais de 130 mil os empregos formais neste segmento. O contingente é superior, por exemplo, aos postos de trabalho gerados na indústria calçadista ou pelo setor automobilístico.

Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867)