Bancada do PT cobra explicações sobre contratação de agropecuária para testes de coronavírus

Bancada do PT cobra explicações sobre contratação de agropecuária para testes de coronavírus

A Bancada do PT na ALRS protocolou, na manhã desta quarta-feira (15) pedido de informações ao governo do Estado sobre a contratação da MS Agropecuária Ltda, de Pelotas, para a realização de testes de Covid-19. De acordo com notícias veiculadas na imprensa, a empresa comercial receberá R$ 175,00 por teste realizado, enquanto a Fundação Universidade Federal do RS realiza o teste por R$ 120,00. A contratação foi contestada por diversas entidades da área e saúde, incluindo o Conselho Regional de Farmácia e a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

O pedido para que o governo se explique foi assinado pelo deputado estadual Zé Nunes, que representa o PT no Comitê da ALRS de enfrentamento à crise do coronavírus. Para o parlamentar, a Secretaria de Saúde precisa explicar como chegou nesta empresa em detrimento de outras e qual foi o modelo de concorrência adotado para chegar nesta contratação. “Queremos saber se o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado vai revisar o material produzido por esta empresa e se revisou análise científica elaborada pela Agropecuária nesta área de saúde”, comenta Zé Nunes. “Com tantos laboratórios e Universidades atuando neste tema, nos causa, no mínimo, estranhamento a contratação de uma agropecuária para realizar os testes”, completa o parlamentar.

Nesta sexta-feira (17), o governo do Estado suspendeu o contrato com o laboratório agropecuário. A decisão atende ao pedido de suspensão cautelar do contrato feito pelo Ministério Público (MP) nesta semana, que também havia levado o Judiciário a conceder prazo de 48 horas para que o Piratini fornecesse informações sobre a contratação.

 

Texto: Eliane Silveira (MTE 7193)