sábado, 23 novembro
Foto Raquel Wunsch

 

No final desta segunda-feira (13), parlamentares da bancada do PT na ALERGS reuniram-se com prefeitos e prefeitas do partido no RS e a direção partidária estadual. Na pauta o enfrentamento ao Covid-19, a estiagem e a assembleia da FAMURS que ocorre nesta terça-feira (14).

O presidente estadual da legenda, deputado Paulo Pimenta, abriu o bate papo virtual falando sobre a pauta nacional e os impactos da mesma. “Existe uma pauta nacional, outra estadual, mas as pessoas vivem nos municípios e tudo o que estamos enfrentando com essa pandemia reflete no dia a dia das pessoas localmente” lembrou Pimenta.

Para o líder partidário, deputado Fernando Marroni existe uma queda de braços em relação ao isolamento social. “A bancada petista na AL apresentou medidas para enfrentar a crise econômica que o Estado vai enfrentar e nossa proposta é o que a atual gestão já faz em relação ao 13º salário dos servidores públicos e com isso pagar em dia os salários, isso injeta dinheiro na economia do RS. Poder pagar os salários com dinheiro do Banrisul, com o governo podendo pagar posteriormente, poderá garantir receita aos municípios para enfrentar a seca criando um caixa próprio” relata.

Entre as medidas encaminhas na reunião em nível federal está a questão da taxação das grandes fortunas, apoio as medidas de salário quarentena e as pequenas e médias empresas. Já, aqui no Estado a medida destaca por todos e todas é a defesa da vida, da renda e do isolamento social.

“Sabemos que o impacto econômico será brutal aqui no RS, independente do isolamento ou não, pois existe um impacto mundial. É a cadeia de produção. Teremos uma queda como nunca vista na vida e só a União federal tem condições de ajudar” reforçou o deputado Pepe Vargas lembrando que o mundo está enfrentando um vírus que não tem cura, não tem remédio, não tem tratamento e não tem vacina.

Já, o deputado Edegar Pretto, lembrou dos destaques da imprensa hoje “Os parques de Porto Alegre estiveram cheios este final de semana e é isso é consequências das posturas de Bolsonaro e Leite. Eles não estão defendendo a vida e isso precisa ficar claro”.

Também participaram da reunião a deputada Sofia Cavedon, os deputados Edegar Pretto, Jeferson Fernandes, Pepe Vargas e Zé Nunes. Além dos prefeitos e prefeitas Emanuel Hassen, o Maneco, de Taquari; Margarete Feretti, de Nova Santa Rita; Dirceu Selau, de Mampituba; Daniel Raupp, de Butiá; Juliano Zuanazzi, de Marcelino Ramos; Alexandre Lindenmeyer, de Rio Grande; Ari Vanazzi, de São Leopoldo; Vilson Roberto, de Cruz Alta; José Flavio, de Fontoura Xavier; Gerri Savaris, de Constantina; Pierre da Rosa, de Imbé; Guilherme Granzotto, de Aratiba; Miguel Gasparetto, de Ronda Alta; e, Adriana Tozzo, Itatiba do Sul. E o vice-prefeito da cidade de Gentil, Adelar Silvestri; e, Eluise Hammes, de vice de Arroio do Meio. Estevão Finger, presidente da Setorial de Saúde do PT, esteve presente junto com a vereadora e médica Rosângela Dornelles.

Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867)

Compartilhe