A Comissão de Segurança e Serviços Públicos aprovou, na manhã desta quinta-feira, requerimento de autoria do deputado Pepe Vargas para tratar de “Transgeneridades, saúde mental e inclusão: avanços e retrocessos” e o projeto 364/2019, de autoria do deputado Valdeci Oliveira, que denomina de “Trevo Alfredo Bassan”, o entroncamento das rodovias ERS-509 (km 7,30) e RSC 287 (km 232,54), em Santa Maria, RS.
De acordo com Pepe Vargas, o requerimento de audiência pública foi feito, atendendo a uma solicitação do Conselho Estadual LGBT, que busca debater a transgeneridade, saúde mental e a inclusão. “Precisamos incluir, conversar e debater questões importantes para a sociedade”, afirmou.
Já a proposição do deputado Valdeci, é uma homenagem a um dos primeiros moradores da localidade de Camobi, em Santas Maria. Alfredo Bassan, nasceu em 27 de junho de 1928 e faleceu em 22 de dezembro de 2015, no interior do município de Santa Maria, RS. Em 1957 foi morar na faixa velha de Camobi, juntamente com sua mecânica agrícola, onde hoje se encontra o trevo do aeroporto de Santa Maria. Em 1984 o DAER/RS desapropriou sua casa e sua oficina agrícola para a construção da faixa nova de Camobi, hoje chamada de RSC-287 que dá acesso à Santa Maria, construindo um trevo entre as duas faixas. Por esse motivo, Alfredo teve de mudar-se com a família. “Alfredo Bassan foi um dos primeiros moradores do local, sendo muito conhecido por ajudar a comunidade entre as entidades Cidade dos Meninos e Paroquia Nossa Senhora da Glória e sempre colaborou com a manutenção do trevo e canteiro centrais da avenida, realizando melhorias e limpezas periódicas, por isso queremos homenageá-lo”, justificou.