Acionada por pais e mães da EMEI Tio Barnabé, a deputada estadual Sofia Cavedon (PT), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RS, esteve na manhã desta segunda-feira, 02, na escola onde conversou com a direção e comunidade escolar sobre a redução de turno por falta de profissionais.
Acompanhada pelo representante do Simpa, professor Jonas Reis, a parlamentar reuniu-se com a diretora Marta Castro, que informa que desde o ano passado solicita reposição de RH, mas a situação se agravou no final do ano com o fim de estágios e exonerações e hoje a EMEI oferece atendimento parcial de meio turno para três turmas, sendo duas de berçário e uma maternal.
Solução rápida
Sofia enfatiza sua opinião, já expressada ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado através de representação e audiências, de que a convocação dos concursados chamados recentemente para cumprir 20 horas podem, e estão dispostos, assumir mais 10 ou 20 horas se a Smed chamar. “É uma situação que só depende de vontade política dos governantes para ser aplicada. É uma solução rápida e legal e não tem o que justifique o governo não implementar”, destaca a deputada.
Jonas Reis, do Simpa, destaca que foram aprovados no concurso de 2019 para a educação infantil 121 professores e, para os anos iniciais, 137.
Na Tio Barnabé, que atende 122 crianças e tem lista de espera, faltam atualmente duas profissionais de inclusão, uma para cada turno; uma professora para o Jardim B e mais sete profissionais para completar o quadro. Conforme a mãe Cristina Crescente, mães, pais e familiares que têm seus filhos matriculados na instituição, estão mobilizados e exigindo, de acordo com a lei, que a Prefeitura restabeleça, o quanto antes, o cuidado e o acolhimento em turno integral das crianças.
Texto: Marta Resing (MTE 3199)