Em Florianópolis, Zé Nunes trata de políticas de fomento à agricultura

Claiton Stumpf

0 Comment

Bancada Estadual

(Foto: Divulgação/Secretaria de Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina)

Conhecer as iniciativas que o governo de Santa Catarina tem implementado para o desenvolvimento da agricultura familiar, os programas de fomento, estímulo a agroindústrias, apoio ao cooperativismo entre outros. Este foi o objetivo da reunião realizada nesta quinta-feira (20), entre o vice-presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado estadual Zé Nunes (PT), e o diretor do Cooperativismo e do Agronegócio da Secretaria de Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, Atos Filho.

“Considerando o nível de crescimento que o Estado de SC vem apresentando ao longo dos anos, superior ao RS, viemos conhecer in loco as iniciativas, buscar uma troca de experiências e compartilhamentos. Assim demonstramos que a esfera pública tem papel fundamental diante a crise estrutural que atravessam os municípios, os estados e o país”, relatou. Ele reafirmou o papel do Estado como indutor do desenvolvimento, e a urgência do RS de superar essa agenda reduzida de diminuição de suas funções. “Precisamos de uma agenda propositiva, de desenvolvimento e estímulo às atividades produtivas especialmente no que se refere à agricultura familiar”, avaliou.

Também esteve reunido com o presidente da Assembleia de SC, deputado Júlio Garcia (PSD). Acompanhado do presidente do Instituto Ideal, Mauro Passos, promotor do evento Sustentar Microgerar, junto da Rede Renove, Zé Nunes também tratou da realização do encontro, que será realizado nos dias 6 e 7 de maio, em Porto Alegre. O deputado federal Pedro Uczai (PT-SC), organizador das três primeiras edições do Sustentar acompanhou a reunião. “É um evento focado em recolher experiências internacionais sobre a transição entre geração centralizada e geração descentralizada, na inovação e no estabelecimento de uma agenda comum dos três Estados. Nosso objetivo é estabelecer a cooperação entre os dois legislativos estaduais, na realização do Sustentar”, disse o vice-presidente.

Texto: Marcela Santos