Campanha em praias gaúchas alerta sobre violência contra as mulheres

Campanha em praias gaúchas alerta sobre violência contra as mulheres
Foto Leandro Molina

Verão, praia, sol e nada de machismo. Essa foi a proposta da terceira edição do projeto Verão Sem Machismo, realizado pelo Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres, que levou ao litoral gaúcho neste final semana ações de conscientização e combate à violência contra as mulheres.

Equipes de voluntários visitaram as praias de Torres e Capão da Canoa. Caminharam pela orla, abordaram veranistas e entregaram material informativo com os números da violência contra as mulheres no estado.

Foram centenas de abordagens para alertar sobre os diferentes tipos de violência doméstica, e orientar mulheres como procurar ajuda e fazer denúncia. “Mas as principais abordagens foram direcionadas aos homens, em conversas para conscientizar, dialogar e alertar que o comportamento machista não é algo a ser tolerado”, explica o deputado estadual Edegar Pretto (PT), que coordena o Comitê Gaúcho da ONU e liderou as ações no litoral.

A referência que o deputado usou com veranistas é baseada em levantamento do Comitê ElesPorElas, com dados da Secretaria de Segurança Pública do RS de janeiro de 2014 até novembro de 2019. Nos últimos seis anos, 566 mulheres foram assassinadas, vítimas de feminicídio. No mesmo período, 9.368 mulheres foram estupradas, e 136.247 sofreram algum tipo de agressão com lesão.

Com base nesses dados, significa que uma mulher é assassinada a cada três dias no estado, em crime de feminicídio. Por dia, quatro mulheres são estupradas e 62 agredidas, tendo alguma lesão como resultado.

Como as praias são locais festivos e de intensa movimentação neste período, os casos de assédio contra mulheres registram aumento, afirma o deputado. “Se existe machismo, então é com homens que precisamos conversar. Precisamos banir qualquer forma de violência contra as mulheres. São inaceitáveis os índices de crimes praticados por homens covardes que agridem e matam mulheres pelo simples fato delas serem mulheres”, observa Pretto, que desde 2011 tem o tema em defesa das mulheres como uma das pautas prioritárias do seu mandato.

Em Torres a atividade foi organizada pelo mandato da vereadora Zete Silveira (PT), em parceria com a Prefeitura municipal e o projeto Primeiros Socorros Real. O vereador Adão Pretto Filho, do PT de Viamão, também participou da ação.

Texto: Leandro Molina (MTE 14614)