sábado, 23 novembro
Foto Joaquim Moura

A deputada Sofia Cavedon, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, representou a bancada do PT no Grande Expediente desta quarta-feira (4) em homenagem aos 112 Anos da Rede Adventista no RS. Embora não seja uma rede pública, a parlamentar fez o reconhecimento do trabalho pedagógico que a Adventista realiza.
Para Sofia, a infância precisa ser respeitada e muitas vezes o Parlamento gaúcho não consegue compreender o acúmulo pedagógico, mas sempre que a educação ganha espaço no debate é uma oportunidade para que a democracia possa se aprofundar e ser cada vez mais respeitosa da construção do ensino plural e dos investimentos para a sua qualificação.

Sobre a sua relação com a Rede Adventista, Sofia observou que houve uma peculiaridade. Quando ela coordenou a discussão sobre a alimentação saudável, um dos exemplos encontrado nas escolas, quando se tratou da regra dos bares foi na Adventista de Porto Alegre que oferecia uma alimentação 100% saudável, inclusive sem carne. “Sei que não é uma regra, mas essa visão de educação integral de acolher o aluno nos seus valores, no seu mundo, na sua corporeidade, na necessidade da construção de sujeitos livres e democráticos são parte da filosofia do grupo que é confessional, mas acolhe crianças que são adventistas ou não”.

Sofia elogiou a iniciativa do proponente da homenagem, o deputado Tiago Simon (MDB), e chamou a atenção para a preocupação do grupo com a formação integral. “Recentemente foi divulgada a nova grade curricular e aqui no Rio Grande do Sul reduz muito essa formação integral e nós não queremos que nosso alunos sejam sem intelecto, mas que sejam sujeitos livres e construtores de um novo mundo. Parabéns à Rede Adventista”.

Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)

Compartilhe