Nesta quarta-feira, dia 04 de dezembro, a Frente dos Sindicatos Integrados em Defesa das Profissões, recém criada, realiza um Ato Público para protestar contra a Medida Provisória 905/2019, que instituiu o Programa Verde Amarelo do governo federal.
Com o Ato, a Frente dos Sindicatos pretende alertar a sociedade para as consequências da MP, com a precarização de profissões de grande função social, atingidas sob a falsa alegação de criação de empregos para jovens entre 18 e 29 anos de idade.
Integrada por seis sindicatos e duas associações, a Frente chama a atenção para o prejuízo da revogação do registro que atinge jornalistas, radialistas, sociólogos, secretários, publicitários, arquivistas, artistas, atuários e guardadores e lavadores de veículos.
Na ocasião, será lançado um manifesto, que alerta para o fato de que a desregulamentação de atividades, acabando com a exigência de formação específica e registro profissional, não é o caminho para a geração de empregos.
Ao mesmo tempo, a colocação de pessoas sem habilitação para tarefas complexas de difusão, manuseio de informações e conhecimentos, ferindo princípios éticos, traz prejuízos e riscos sociais imediatos, de médio e longo prazos.
Participam da Frente os Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors), dos Radialistas do RS, dos Publicitários (Sinpaptep-RS), dos Sóciologos do RS (SIN), dos Secretários e Secretárias (Sesergs), dos Técnicos de Segurança do Trabalho (Sinditest/RS), a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e a Associação dos Arquivistas (AARS).
O que: ATO PÚBLICO EM DEFESA DAS PROFISSÕES
Quando: Quarta-feira, dia 04 de dezembro de 2019
Onde: ESQUINA DEMOCRÁTICA – Centro de Porto Alegre
Horário: Das 12h às 13h
Fonte: Rosa Pitsch/Imprensa Sindjors