Educação: Comunidade de Arambaré luta para manter sua escola aberta

Educação: Comunidade de Arambaré luta para manter sua escola aberta
Foto Aline Seixas

Implantação do ensino médio, manutenção do turno integral e ampliação da EJA também para o ensino médio foram as reivindicações que pautaram a audiência pública realizada nesta sexta-feira, 29, pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa em Arambaré quando tratou do futuro da Escola Estadual de Ensino Fundamental Laura Silva Azambuja, localizada no município.

A comunidade escolar lotou o plenário e reafirmou: a luta não é apenas para manter os turnos, mas também de lutar por um ensino médio e a Educação integral. A informação é da deputada Sofia Cavedon, presidente da Comissão que coordenou os trabalhos. “A escola do campo sofre ameaças de fechamento de turnos  os relatos trazidos nesta reunião é de que a escola é essencial para a comunidade, há trabalhos feitos nos turnos inversos que permitem que a juventude ocupe a escola além da sala de aula. A EJA possibilitou que as mulheres completassem o ensino fundamental e afirmam que se tivesse na escola o ensino médio, gostariam de fazê-lo”, destaca a parlamentar.

A escola fica distante 17 km da sede do município e conta hoje com cerca de 120 alunos nos três turnos, com Educação de Jovens e Adultos, sendo a única instituição escolar na localidade. A Seduc, através Coordenação Pedagógica da região afirmou que não está sendo cogitada fechar a escola, mas estão avaliando sobre fechamento de turnos.

Na audiência  a comunidade escolar anunciou fará abaixo-assinado pela manutenção dos três turnos, pela implantação do ensino médio e do turno integral. Os vereadores presentes farão uma Moção de Apoio à escola e, conforme a deputada Sofia Cavedon, a Comissão de Educação encaminhará ofício à Seduc e ao Ministério Público com o objetivo de garantir a manutenção dos turnos abertos e o ensino médio. A presidente também irá contatar o Conselho Estadual de Educação e enviará relatório para CRE responsável, mostrando a realidade da escola Laura Silva Azambuja.

Texto: Marta Resing (MTE 3199)