A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do RS realizou, na manhã desta quarta-feira (27), homenagem ao Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino no período de assuntos gerais. Com a presença do presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL), Ualid Rabah, foi lida pela deputada Sofia Cavedon uma Carta aberta ao Secretário-geral da ONU e da Comunidade Palestina em Diáspora no Brasil.
A carta afirma que “é preciso dar um fim ao sofrimento do povo palestino pois é Terra Santa, na qual todas as mensagens divinas nasceram ou se desenvolveram, não podendo seguir sendo um lugar de escombros e cadáveres, laboratório de experimentos de armas e munições, da realização de um experimento social genocida. A Palestina sob paz é a chave para um mundo melhor para todos”.
Para Sofia, a carta tem um sentido “didático, histórico, pedagógico, de luta e de anúncio para o mundo inteiro de que ainda há um boicote de um país para que se reconheça o Estado da Palestina. E para que a ONU faça cumprir as suas resoluções, que é a identificação o reconhecimento do Estado Palestino e do seu território”.
Em sua fala, Ualid Rabah afirmou que “nós preferimos desaparecer enquanto povo, preferimos que nosso DNA desapareça da face da terra, queremos ser um mero dado arqueológico a abdicar dos nossos direitos nacionais, civis e humanitários”.
Desde a segunda-feira (25), no espaço das exposições, ocorre a exposição “Palestina: da Limpeza Étnica à Resistência e Reconhecimento Internacional” e permanece em cartaz até a sexta-feira (29). A exposição tem curadoria da FEPAL e com o Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino, com cedência do espaço pelo deputado Luiz Fernando Mainardi.
Embaixador Palestino
O embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, também esteve na ALERGS durante a tarde para uma visita informal. Ele esteve na presidência da Casa Legislativa onde, junto com o presidente da FEPAL, as deputadas Sofia Cavedon e Luciana Genro, e o deputado Zé Nunes, entregaram a Carta Aberta, lida pela manhã, ao Superintendente Geral, Alvaro Panizza Salomon Abi Fakredin. Na oportunidade o presidente da FEPAL entregou também uma nota de esclarecimento sobre a exposição.
Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867)