terça-feira, 26 novembro
A situação da UTI neonatal do Hospital do município de Sapiranga estará no centro de debate na próxima segunda-feira (25), às 19h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SMED). Organizado pela Comissão de Saúde e de Meio Ambiente (CSMA) da Assembleia Legislativa, a partir de uma proposição do deputado Valdeci Oliveira, em parceria com o mandato da vereadora Rita Della Giustina, o encontro buscará ouvir a comunidade, gestores municipais e estaduais e órgãos de controle, além da direção do próprio Hospital. “O funcionamento da unidade é um tema que está causando muita preocupação, pois as vagas para os recém nascidos na unidade de tratamento intensivo são, além de insuficientes para dar conta da demanda da população, pouco remuneradas pelo estado e pelo Ministério da Saúde”, pontua o parlamentar.

Esse descompasso entre custeio da manutenção e o recebimento pelo serviço prestado, se vem gerando sérios prejuízos para o responsável pela prestação do atendimento, que é a Sociedade Beneficente Sapiranguense, penaliza ainda mais a população, que depende cada vez mais do serviço público para ter acesso à saúde. “Em períodos de crise econômica e desemprego, em que a maior parte das pessoas não têm planos de saúde, há um aumento considerável de pressão sobre o SUS. E se levarmos em conta que as políticas voltadas à saúde em nível federal e estadual são praticamente – e irresponsavelmente – de completa falta de investimentos, temos uma receita explosiva que coloca o povo à própria sorte”, avalia Valdeci, que é membro efetivo da CSMA.

Para a audiência estão sendo convidados representantes do Hospital de Sapiranga, da prefeitura, dos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde, da Câmara de Vereadores, Ministério Público, FAMURS, Tribunal de Contas, Conselhos Regionais de Medicina e de Enfermagem e da Central Estadual de Regulação de Leitos.

Texto: Tiago Machado (MTE 9415)
Compartilhe