O deputado estadual Zé Nunes (PT), participou de reunião com o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, diversas lideranças, e representantes de cooperativas do setor do leite, e apresentou proposta em relação às Instruções Normativas 76 e 77. “São regras muito difíceis de serem implementadas por nossos agricultores e produtores de leite que moram em regiões distantes, e não tem infraestrutura de estrada, nem de energia elétrica adequadas”, defendeu Zé Nunes, que coordena o Grupo de Trabalho do Leite da Assembleia.
Segundo ele, dia 28 comitiva irá a Brasília, tratar do tema com a ministra da Agricultura, propondo a flexibilização no prazo de implementação. “O país está vivendo um momento muito difícil de emprego e renda, por isso, temos que garantir que as pessoas no campo possam continuar produzindo e vivendo da agricultura. A exclusão não é boa pro Brasil, não é boa para os estados nem municípios”, avaliou.
Mais de 30 mil famílias já deixaram a produção leiteira. “Não podemos deixar que uma instrução normativa tire da atividade tantas famílias da agricultura familiar. Sabemos da importância do país estar habilitado para exportar, mas nem todos querem exportar leite. Quem tem mais condições deve se adequar à legislação mais adequada para a exportação”, finalizou o parlamentar.
Texto: Marcela Santos (MTE 11679)