Lei que institui a Região dos Doces Tradicionais é aprovada na Assembleia

Lei que institui a Região dos Doces Tradicionais é aprovada na Assembleia
Foto Joaquim Moura

A região dos doces no Rio Grande do Sul foi reconhecida como patrimônio cultural do país em 2018. Agora, a Região dos Doces Tradicionais, composta pelos municípios da Antiga Pelotas (Arroio do Padre, Capão do Leão, Morro Redondo, Turuçu e Pelotas),bfoi instituída por projeto de lei aprovado na tarde desta terça-feira (12) na Assembleia Legislativa do Estado.

O PL 229/2019, de autoria do deputado estadual Fernando Marroni (PT), recebeu 49 votos favoráveis e foi aprovado com unanimidade. A lei deve ir para sanção do governador Eduardo Leite (PSDB). Os doces tradicionais da Pelotas Antiga são conhecidos como doces finos e doces coloniais. São eles o beijinho de coco, o bem casado, o olho de sogra, o pastel de santa clara, o quindim e os doces cristalizados de frutas, entre outros.

O projeto de lei tem como objetivo integrar o turismo da região doceira do Rio Grande do Sul, fortalecendo e ampliando o desenvolvimento da produção doceira local através do potencial turístico, cultural e gastronômico.

Texto: Laura Marques