ACM é homenageada na Assembleia com participação da bancada petista

ACM é homenageada na Assembleia com participação da bancada petista
Foto Joaquim Moura

A deputada Sofia Cavedon representou a bancada do PT na Assembleia Legislativa no Grande Expediente desta quarta-feira (13) em homenagem aos 118 anos da Associação Cristã de Moços (ACM) do Rio Grande do Sul. Durante o tempo regimental, a deputada elogiou o proponente da homenagem, o deputado Dr. Thiago Duarte (DEM) e deu um testemunho sobre o trabalho que a entidade realiza no Estado.

Segundo Sofia, que é presidente da Comissão de Educação, Cultura , Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, a entidade tem o compromisso com a educação integral e é precursora de várias esportes como o basquete e o vôlei. “É uma associação que tem um caráter ecumênico, com uma relação com o Estado público muito forte, mas é republicana, não é de vinculação religiosa e é construtora de políticas públicas. Portanto é uma entidade que forjou esse país e que nela a gente coloca a esperança de que se fortaleça e continue construindo lindas infâncias”.

Fundada em 6 de junho de 1844, em Londres, por um jovem chamado George Williams, com o objetivo oferecer aos jovens que chegavam em Londres a trabalho, uma opção à vida nas ruas, incentivando a prática de princípios cristãos, a Associação Cristã de Moços cresceu e se espalhou pelo mundo todo. Atualmente conta com cerca de 45 milhões de associados em 124 federações nacionais afiliadas à “World Alliance of YMCAs” (Aliança Mundial das ACMs). O grau de ênfase e comprometimento com a fé cristã varia hoje de associação para associação. De modo geral, as ACMs mundo afora permanecem abertas a todos, a despeito da fé, classe social, idade ou sexo. A abordagem é multidisciplinar, visando o desenvolvimento espiritual, intelectual e físico.

Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)