O deputado estadual Fernando Marroni homenageou o Grupo Tholl, nesta quarta-feira (6), com a 55º Medalha da Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALERGS). Além disso, a trupe circense de Pelotas também foi tema de Grande Expediente no plenário do Parlamento Gaúcho.
A cerimônia de outorga da medalha contou com duas apresentação do grupo, sendo um número de dança com um casal de artistas e outra apresentação de malabarismos e acrobacias com cordas. Estavam presentes o deputado Fernando Marroni (PT), proponente da condecoração, a secretária de Cultura Beatriz Araújo, o vereador Ivan Duarte (PT) e outras autoridades.
“Assisti a primeira apresentação do Tholl e sai chorando, muito emocionada com tanto afeto que vai além da técnica do grupo”, contou a secretária de Cultura Beatriz Araújo sobre a experiência com a trupe. “O Tholl nunca foi patrocinado permanentemente e, ainda assim, hoje temos cinco integrantes do grupo no Cirque Du Soleil. O Tholl faz a diferença. Cada homenagem é justa e merecida”, completou Araújo.
Reconhecido como patrimônio cultural do Estado, o Grupo Tholl é uma companhia de circo e teatro de 18 anos de existência, período em que realizou seis espetáculos e 1.057 apresentações, envolvendo 117 artistas integrantes. Ao longo dos anos, receberam projeção nacional e conquistaram público de quase dois milhões de espectadores.
Para Fernando Marroni (PT), a relação de admiração pelo Tholl é mais profunda para os pelotenses. “Pelotas é a terra do Tholl, grupo que encanta a todos e a todas. Muitos de seus integrantes são de bairros de extrema vulnerabilidade social e tiveram no Tholl a oportunidade de escrever o futuro de forma diferente. É um exemplo de fazer artístico extremamente vinculado à sua comunidade”, disse o parlamentar durante a outorga da Medalha.
“Nós somos movidos pela alegria, carinho, arte e emoção. Queremos sempre acrescentar algo e a arte é capaz de modificar as pessoas e a cultura” disse o diretor e fundador João Bachilli em agradecimento à Medalha. A celebração foi estendida para o Grande Expediente na sessão plenária da ALRS, onde os deputados Paparico Bacchi (PL), Viana (PSDB), Dr. Thiago Duarte (DEM) e as deputadas Sofia Cavedon (PT) e Fran Somensi (PR) também discursaram em agradecimento ao grupo.
Projetos do Tholl
A história da trupe começa em 1987, quando o diretor e fundador João Bachilli e outros apaixonados pela cultura da dança e do circo começaram as primeiras apresentações circenses. Na época, denominado Oficina Permanente de Técnicas Circenses, o Tholl passou a funcionar oferecendo treinamentos, cursos e montando seu espetáculo de circo-teatro Tholl – Imagem e Sonho. A inclusão social está presente no cotidiano do grupo. O projeto ‘Tholl Alegria’ transforma os artistas em voluntários para visitar hospitais, asilos e ONGs. Já o ‘Tholl Para Todos’ promove apresentações gratuitas aos bairros, colônias e escolas mais carentes de espetáculos culturais.