Tema será tratado em Grande Expediente pelo líder do PT na AL, nesta terça-feira (05).
Nesta terça-feira (05), o líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Fernando Mainardi, fará um pronunciamento no espaço do Grande Expediente sobre o pacote de reforma administrativa que deve ser apresentado pelo governador Eduardo Leite ao parlamento gaúcho. O tradicional espaço do parlamento gaúcho acontece a partir das 14h e será transmitido diretamente pela TV Assembleia Legislativa e pela página de Mainardi no Facebook.
Para o líder petista, o documento preliminar apresentado pelo Executivo estadual sintetiza uma ideia destrutiva do serviço público porque ataca de frente o que ainda resta de atratividade nas carreiras do Estado.
“Como está indicado nos documentos e comentários preliminares, a proposta de Leite é uma tragédia para o Estado. Vai jogar a conta da crise fiscal do Estado nas costas dos servidores. O problema é que 80% dos servidores são professores e brigadianos, que recebem uma média salarial baixa”, explica Mainardi.
Mainardi entende que existem distorções que precisam ser enfrentadas nas carreiras públicas, especificamente naquelas com altos salários, mas entende que não é este o objetivo do pacote do Executivo. “Estamos abertos para conversar sobre o combate a certos privilégios que se perpetuam, mas não aceitamos qualquer proposta que desvalorize as carreiras de professores e brigadianos.”, sintetiza.
Para o deputado da oposição, o pacote enfraquece o serviço público, o que prejudica exatamente os setores sociais que mais precisam. “A quem interessa diminuir a qualidade da segurança, do ensino e da saúde pública?”, questiona.
Serviço:
Discurso de Grande Expediente do Deputado Luiz Fernando Mainardi.
Nesta terça-feira (05), a partir das 14h.
Plenário da Assembleia Legislativa.
Transmissão ao vivo pela TV Assembleia Legislativa (Canal 16 da NET; 61.2 Digital e pela internet no endereço http://www.al.rs.gov.br); pela Página do Facebook do deputado Luiz Fernando Mainardi (Facebook.com/MainardiPT) e pelo PTSul (Facebbok.com/PTSul)
Texto: João Ferrer (MTE 8078)