A Frente Parlamentar Brasil- China, coordenada pelo deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo vão trabalhar em conjunto, em reuniões de trabalho periódicas, na preparação de uma missão gaúcha à China, que deve ocorrer em 2020. A proposta, apresentada por Jeferson durante reunião na sede do órgão, na tarde desta quarta-feira (30), foi muito bem recebida pelo secretário Ruy Irigaray, que marcou o encontro. Recentemente, Irigaray integrou a comitiva oficial brasileira que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro em missão à China e teve a iniciativa de fazer um relato da viagem ao parlamentar. “A China tem um Estado muito organizado. Vi muitas coisas que são referência naquele país. No que a gente puder ajudar, como Secretaria, para estreitar a parceria do RS com eles, estaremos à disposição. E o deputado nos representa neste sentido no Legislativo”, justificou o secretário.
A proposta de Jeferson vem ao encontro de projeto que está sendo organizado por Irigaray e equipe, o RS Day, uma espécie de feira para atrair investimentos e promover o estado em vários países, entre os quais a própria China, a Alemanha, a Itália, o Japão, o Paraguai, o Uruguai, etc, com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex. À ideia, Jeferson soma a intenção de que o governador Eduardo Leite chefie a missão gaúcha naquele país. “Tivemos a missão brasileira, mas é importante que tenhamos um esforço focado em favor da divulgação do potencial produtivo gaúcho, do mercado e da atração de investimentos para o RS na China”, reforçou o deputado, lembrando que é característico dos empresários chineses conferir maior seriedade aos negócios que são chancelados ou acompanhados por representantes políticos.
O petista saudou a disponibilidade do secretário Irigaray e lembrou que além do Legislativo, a Frente já conta com o apoio a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na formalização de parcerias entre instituições gaúchas e chinesas; das Câmaras de Comércio de Desenvolvimento Brasil-China, com sede em São Paulo e RS, no apoio à elaboração de projetos e fechamento de negócios; e do Instituto Confúcio, na promoção do intercâmbio cultural com o país asiático e na viabilização do ensino do Mandarim. “Queremos trabalhar com todos estes apoiadores e com o governador para construir, inclusive, a possibilidade de um consulado da China no RS”, adiantou Jeferson. Neste sentido, ele lembrou que nos dias 13 e 14 de novembro, o presidente da China, Xi Jinping estará em Brasília para a Cúpula do BRICS. “Seria interessante se pudéssemos, como Frente Parlamentar; e o secretário, representando o governo gaúcho, estar presentes na abertura do evento, que ocorre no Itamaraty. Seria mais um símbolo do nosso interesse em aproximar o Rio Grande e a China”, sugeriu o deputado, ao que Irigaray respondeu: “Encaminharemos solicitação neste sentido ao Itamaraty”, concluiu o secretário.
Texto: Andréa Farias (MTE 10967)