Homenagem à professora Haidê Venzon

Homenagem à professora Haidê Venzon
Marta Resing

Medalha da 55ª Legislatura à professora Haidê Venzon, pelo reconhecimento de sua trajetória de vida e pela sua dedicação em promover a Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes na cidade de Porto Alegre foi a homenagem que a deputada Sofia Cavedon (PT), presidenta da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RS, fez nesta sexta-feira, 25.

Sofia destacou em sua manifestação que o reconhecimento na pessoa de Haidê Venzon é a todos aqueles que lutam em defesa da criança e do adolescente. A parlamentar registrou a história de Haidê em defesa das políticas públicas para a criança e adolescente, a sua perseverança nessa luta que é diária e difícil, repleta de desafios, mas que trazem oportunidades a milhares de jovens na capital. “Porto Alegre é referência nesse trabalho que foi iniciado com a professora Haidê que, quando diretora do Colégio Estadual Cândido José de Godoy, implantou o projeto da Escola Aberta para o atendimento à crianças em situação de rua, e depois foi cofundadora o Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente – MDCA, onde atua até hoje”, enfatizou a deputada.

Haidê Venzon agradeceu a homenagem pessoal afirmando que “a aceito como um reconhecimento em nome de todas as pessoas que caminharam junto na luta cotidiana ao longo dos anos, por que é importante lembrar que os desafios são e foram vencidos coletivamente e é a ação coordenada entre todas as pessoas comprometidas com a defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes que pode fazer com que sejam realmente uma prioridade absoluta, porque esta continua sendo uma tarefa urgente”.

No final da homenagem o grupo de educandos coordenados pela professora Josi Arruda apresentaram a contação de história “Era uma vez”, que discorreu sobre a origem e a trajetória do Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente – MDCA

Trajetória de Haidê

Haidê Allegreti Venzon, nasceu em Campo Alegre, perto de Santa Rosa, em 21 de dezembro de 1940. Durante a Segunda Guerra, a família mudou-se para Erechim, onde Haidê viveu sua infância, adolescência e completou o ensino médio. Em Porto Alegre, no atual Colégio Rosário, concluiu a Licenciatura em Letras Neolatinas, onde se formou em língua e literatura portuguesa, espanhola, italiana e francesa.

Formada, atuou como professora estadual desde 1962, tendo trabalhado em Soledade, Alegrete e Porto Alegre no Curso Normal. Foi diretora do Colégio Estadual Cândido José de Godoy e trabalhou no Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação, onde implantou o projeto da Escola Aberta, para o atendimento à crianças em situação de rua.

Em conjunto com outras professoras, em 1989 foi cofundadora do Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente – MDCA, onde atua desde então, sem abandonar seu protagonismo.

Aposentada em 1990, consagrou sua vida à luta pela consolidação dos direitos das crianças e adolescentes, contribuindo, decisivamente, para a implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente no município de Porto Alegre, e em muitas cidades do Rio Grande do Sul. Fortaleceu sua militância ao ampliar o debate e a reflexão, divulgando a  concepção  da criança como sujeito de direitos e todas as suas implicações propostas no ECA para escolas, entidades e universidades.

Somando-se à comunidade participou do Conselho Popular e do Orçamento Participativo  no bairro Partenon.

Foi conselheira nas duas primeiras gestões do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e presidente em 1993. Participou efetivamente da organização da 1ª. Conferência dos Direitos da Criança e Adolescente. Em sua gestão foi implantado o Conselho Tutelar em Porto Alegre.

No mesmo período contribuiu para a criação do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, espaço de articulação das organizações da sociedade civil. No Fórum Haidê ampliou, ainda mais, sua militância e protagonismo, compartilhando conhecimentos e experiências com as demais entidades e propondo a criação dos Fóruns Temáticos de  Trabalho Educativo e de Aprendizagem.

Texto: Marta Resing (MTE 3199)