O deputado Zé Nunes representou a bancada do PT no Grande Expediente desta quarta-feira (23) na Assembleia Legislativa, em homenagem aos 55 anos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). No tempo regimental, o parlamentar elogiou a iniciativa do deputado Luiz Henrique Viana (PSDB), autor da proposta da homenagem.
Zé Nunes, que foi presidente da Azonasul em 2009, disse que a entidade possibilitou um momento de grande aprendizado, de construção e de afirmação da postura de uma entidade constituída em defesa dos interesses da região Sul do Estado. “Pude naquele momento experimentar e atestar a importância da Azonasul, que é uma referência, pois quando levanta uma pauta, quando traz um assunto com certeza é um assunto de grande interesse que encontram eco no dia a dia dos nossos municípios e na nossa vivência cotidiana no desafio de superar os limites que nós temos”.
Para Zé Nunes, a entidade é a grande promotora da ação suprapartidária efetiva e cotidiana na região. “Quando estive à frente conseguimos constituir um consórcio público da região Sul que proporcionou que os municípios pudessem empreender iniciativas de forma conjunta e que tem trabalhado ações regionais”. Segundo o deputado, a sua passagem pela entidade contribuiu para que ele se credenciasse a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa. “Temos desafios futuros grandes e isso é o que nos anima.
A Azonasul conta com 23 municípios associados desenvolvendo uma intensa atividade institucional, política e técnica, objetivando o fortalecimento do municipalismo, que busca a descentralização da administração pública em favor dos municípios e das suas comunidades. É, portanto, uma Entidade em permanente sintonia com as questões municipalistas. A sua Diretoria, é eleita anualmente pelo voto direto, sendo composta por prefeitos de todos os Partidos Políticos, o que lhe dá a condição de Entidade suprapartidária, que reúne as forças políticas da região, na busca de um bom relacionamento com os governos federal e estadual, em importantes parcerias, sem abrir mão do direito de divergir e de pressionar governos e parlamentos, para a garantia de recursos aos municípios e a implementação de políticas públicas do interesse das administrações municipais.
A entidade atua, também, no assessoramento às prefeituras da região, buscando promovê-las como legítimas representantes das demandas sociais e econômicas. Afinal, um município forte, que presta os serviços aos cidadãos e atende suas reais necessidades, é a base para se construir o Estado e o Brasil que queremos.
Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)