sábado, 23 novembro
Foto Joaquim Moura

A PEC 280/2019 que prevê a venda das empresas Banrisul, Corsan e Procergs sem plebiscito chegou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia. Nesta terça-feira (15), dezenas de sindicalistas e defensores dessas empresas, estiveram presentes na reunião. A relatoria da PEC ficou com o deputado Elizandro Sabino (PTB).

“Estranho que o governador do diálogo queira acabar com o plebiscito, com a Consulta Popular, e que não tenha coragem de se posicionar, jogando sua responsabilidade para a AL. Um projeto com este teor, apresentado por um parlamentar que lidera a bancada de apoio ao governo, é ação concatenada. Não se pode negar a democracia participativa à população”, avaliou o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público da AL, deputado Zé Nunes.

De acordo com ele, há um forte movimento em defesa das empresas. Ele informou que foi criada uma comissão com representantes do Sindiagua/RS, SindPPD – Procergs e SindiBancários, que visitará os deputados que integram a CCJ. Além disso, serão realizadas audiências públicas em municípios polos, bem como audiência proposta pela deputada Juliana Brizola (PD), para discutir a PEC. Também estão sendo apresentadas moções de apoio nas Câmaras de Vereadores de vários municípios.

Os sindicalistas acompanharão todas as reuniões ordinárias desta comissão. Dos 12 deputados membros da CCJ, são necessários que sete sejam contrários à PEC para que ela não vá ao plenário. A próxima reunião será na terça feira (22).

 

Compartilhe