210 anos de Rio Pardo são homenageados na Assembleia

210 anos de Rio Pardo são homenageados na Assembleia
Foto Joaquim Moura

O deputado Pepe Vargas representou a bancada do PT no Grande Expediente em homenagem aos 210 anos do município de Rio Pardo, realizado nesta quinta-feira (3), na Assembleia Legislativa. Em aparte concedido pelo deputado Edson Brum (MDB), autor da homenagem, Pepe discorreu sobre a importância do município no período das disputas territoriais por parte de Portugal e Espanha e a consequente contribuição na formação da identidade rio-grandense.

Localizada no pampa gaúcho, Rio Pardo foi uma das primeiras vilas a serem criadas e sua história está intimamente ligada à formação do estado, dando origem a mais de 200 Municípios do Rio Grande do Sul. Também foi palco da Guerra Guaranítica, em que um dos episódios mais conhecidos culminou com a prisão do lendário Sepé Tiaraju, e também da Revolução Farroupilha e da Guerra do Paraguai. “Rio Pardo surgiu no período de intensos conflitos por demarcação de territórios de Portugal e Espanha e consequentemente no período seguinte também vivenciou momentos turbulentos em que ocorreram guerras e disputas, mas sempre que houve momentos de paz – e felizmente, os tempos de paz sempre foram mais significativos que os de guerra -, a população se dedicou ao trabalho, à produção”, observou Pepe.

Outra característica de Rio Pardo, salientada pelo deputado petista foi cultura local. Povoada principalmente por açorianos, tornou-se no século XIX um centro de produção agrícola e pecuária de corte, transporte ferroviário, seu porto fluvial e um movimentado entreposto de comércio. Sua antiguidade deixou marcas ainda visíveis na cidade, em tradições e na sua rica arquitetura colonial, que fazem Rio Pardo uma cidade com atrações turísticas com características ímpares, trazendo arquitetos, historiadores, fotógrafos e interessados em turismo rural. “Com o esforço e a dedicação das pessoas que povoaram ao longo da história através do seu trabalho e da sua produção, das manifestações artísticas e da sal forma de vida, foi um município fundamental para a construção da cultura e da essência dos rio-grandenses por isso cabe aqui sim essa homenagem. Parabéns ao município, ao povo que construiu a cultura rio-pardense e a cultura rio-grandense”.

Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)